I Semana Pedagógica ocorre de 10 a 14 de maio, com atividades sobre perspectivas para o ensino

A Universidade Federal do Ceará promove, de 10 a 14 de maio, a I Semana Pedagógica (SEMPED), com o tema "Desafios e perspectivas acadêmicas no formato on-line e off-line". O evento é uma realização do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Voltado para docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFC, a SEMPED tem como objetivo proporcionar uma semana de natureza formacional, a partir de atividades teóricas e práticas interativas sobre planejamento didático-pedagógico, técnico-pedagógico e gestão acadêmica, visando à partilha de práticas inovadoras que envolvam os processos formativos da educação remota.

Imagem: ilustração com celular e três livros em cima, como suporte para boneco

Entre os temas abordados durante o evento estarão técnicas de ensino, planejamento e avaliação na perspectiva de ensino remoto, inclusão e acessibilidade, burnout (estado de exaustão física e emocional) e fadiga tecnológica. Outros temas debatidos serão curricularização, pesquisa e formação acadêmica, desempenho e evasão discente e empreendedorismo e inovação.

A abertura, que ocorrerá no dia 10, às 9h, contará com apresentação cultural, participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, da pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, e do diretor da EIDEIA, Prof. João César Moura Mota.

Em seguida, às 10h, as atividades terão início com a webconferência "Estratégias e possibilidades para o ensino remoto e presencial", ministrada pelo Prof. João Batista Bottentuit Junior, da Universidade Federal do Maranhão. A conferência será seguida, às 12h, de videoaula com o tema "Didática e práticas pedagógicas: ser e estar professor no ensino superior", com a Profª Marta Regina Furlan de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina.

A programação completa e outras informações estão no e-book da I Semana Pedagógica.

As atividades serão transmitidas a partir do canal do PAAP no YouTube. Os participantes terão direito a certificado de 40 horas, emitido pelo PAAP. Não é necessário inscrição prévia; as presenças serão coletadas durante a realização das atividades.

PAAP – O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico realiza, desde junho de 2020, atividades em formato on-line para discentes, docentes e técnicos da UFC, por meio de planos de formação, dando suporte à comunidade acadêmica para a manutenção das rotinas de estudo durante a pandemia de coronavírus.

O plano é uma elaboração da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEIA), vinculada à EIDEIA, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.