Estudante da Faculdade de Direito discursa sobre combate ao trabalho infantil em evento da UNICEF com participação de Nobel da Paz

O estudante Felipe Caetano, do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, ocupou um lugar de destaque no combate ao trabalho infantil. O jovem de 19 anos, que também integra a iniciativa de pesquisa e extensão Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça (NUDIJUS/UFC), discursou para representantes de 65 países em um evento internacional organizado pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Felipe foi convidado por sua reconhecida trajetória na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Quem também discursou no evento foi o indiano Kailash Satyarthi, que em 2014 conquistou o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a exploração do trabalho infantil.

Imagem: Estudante Felipe Caetano

O evento foi parte da articulação referente ao Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (este ano), declarado pela ONU. Foram discutidas estratégias para o enfrentamento do problema, cujo risco foi intensificado mundialmente devido à pandemia de covid-19. Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2019, havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil.

Em seu discurso, Felipe ressaltou que os governos precisam reforçar seus investimentos no combate à extrema pobreza, na educação de qualidade e em oportunidades para as famílias das crianças em situação de trabalho infantil.

"É uma responsabilidade grande, porque estou representando aqueles que não têm voz, que não podem falar, que não são escutados diariamente. Então, é sempre muito honroso [participar], e não apenas nas Nações Unidas, mas em qualquer outro espaço para o qual sou convidado a falar em nome de crianças, adolescentes e jovens, principalmente aqueles que estão em situação de trabalho infantil ou de outra violação de seus direitos", diz Felipe, em entrevista à UFCTV.

Morador de Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza, Felipe começou a trabalhar aos 8 anos como catador de latinhas. Também trabalhou como garçom em barraca de praia. Aos 12 anos, passou a participar do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), ação do Selo UNICEF. Desde então, abraçou a causa do combate ao trabalho infantil e participa de diversas ações, projetos e pesquisas sobre o tema, tanto no NUDIJUS como em outras instituições e organizações.

Confira a reportagem da UFCTV:

REDE DE PROTEÇÃO ‒ O combate ao trabalho infantil é uma das áreas de concentração das ações e pesquisas do NUDIJUS. "A rede de proteção da infância, quer seja do sistema de garantia de direitos, quer dessa rede maior que vem de todas as áreas, é uma rede muito unida, no sentido de ser muito homogênea, porque o objetivo é um só: proteger os direitos da infância. E essa proteção é integral, não é só jurídica", diz a Profª Raquel Coelho, coordenadora do projeto.

Criado em 2012, o NUDIJUS busca promover e defender os direitos de crianças e adolescentes, especialmente no Ceará, em diálogo com outros grupos universitários, organizações de direitos humanos, sistema de justiça, demais entes do poder público e sociedade em geral. O grupo desenvolve estudos que resultam em artigos, monografias, dissertações e teses sobre o tema. Além disso, promove ações como encontros, seminários, rodas de diálogo, congressos, campanhas e cursos, entre outras. Mais informações no perfil do núcleo no Instagram, na página do Facebook e no canal do YouTube.

Fonte: Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.