"UFC é referência em integridade", diz superintendente regional da CGU no Ceará em reunião virtual

O superintendente regional da Controladoria Geral da União (CGU) no Ceará, Giovanni Pacelli, em reunião nesta terça-feira (4) com o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, afirmou que "a UFC é referência em integridade" e "tem muito a ensinar para várias outras universidades neste aspecto". No encontro virtual, que contou com a participação de gestores setoriais da Universidade, a CGU apresentou uma avaliação positiva do mais recente relatório de acompanhamento do Plano de Integridade da UFC, que visa garantir mais controle e transparência aos processos administrativos da Instituição.

De acordo com Pacelli, é importante que as instituições em geral não apenas elaborem planos com vistas ao aperfeiçoamento da gestão, mas que realmente coloquem em prática o que foi planejado, realizando monitoramento constante. Isso, segundo ele, tem sido feito pela UFC, que elaborou e já atualizou o plano (cuja versão atual tem vigência até 2022), além de demonstrar proatividade ao produzir relatórios semestrais de acompanhamento e prestação de contas.

Imagem: Print de tela da reunião virtual via Google Meet

"Não adianta ter um plano se o plano não é monitorado. O relatório não é a solução, mas ele ajuda as pessoas a se comprometerem. O caminho da integridade é esse. É melhor sair na vanguarda do que ficar esperando normas para depois correr atrás e não fazer o dever de casa. [...] Vocês estão realmente em um caminho muito bom", disse Pacelli. Ele acrescentou que o relatório da UFC e os de outras instituições de ensino que se destacaram estão em Brasília e deverão servir de parâmetro para um futuro modelo-padrão de relatório da CGU a ser seguido pelas instituições federais de todo o País.

TRANSPARÊNCIA ‒ O reitor Cândido Albuquerque pontuou que o principal objetivo da UFC com a adoção do plano e dos relatórios periódicos é a transparência na administração da Universidade. "A transparência cria o compromisso do gestor com a imagem institucional. E não é só porque é nossa obrigação, mas porque esses mecanismos nos dão mais tranquilidade no dia a dia da gestão", enfatizou. Como exemplo de iniciativa, citou os painéis estratégicos e salientou ainda a importância de reconhecer os órgãos de controle, entre eles a CGU, como parceiros das instituições, como forma de se atingir a excelência na gestão pública.

O titular da Secretaria de Governança (SECGOV) da UFC, Prof. Cláudio Marques, explicou que o setor trabalha com três eixos principais de atuação: planejamento, articulação e monitoramento. "Isso tem dado um ganho muito grande para a Universidade. O que buscamos é a melhoria do ambiente de governança; a melhoria dos indicadores é uma consequência", afirmou o gestor.

Segundo Marques, as unidades internas têm cada vez mais buscado apoio da SECGOV para o aperfeiçoamento das atividades administrativas. Por isso, a divulgação de informações é vista como aspecto fundamental para o êxito da governança. Em breve deverá ser lançada uma nova campanha institucional no intuito de ampliar o conhecimento e a participação da comunidade acadêmica quanto à temática da integridade e transparência.

Também participaram da reunião o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da CGU no Ceará, Leonino Gomes; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o coordenador-geral de Auditoria, Fernando Saulo do Nascimento; a auditora interna, Glícia Santiago; a coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra, além dos servidores técnico-administrativos da SECGOV Jonatan Soares, Rebecca Oliveira, Brunna Grasiella e Karla Bezerra.

Imagem: Print de tela da reunião virtual via Google Meet

CONTEXTO ‒ Em 2018, a UFC foi a primeira instituição cearense no âmbito federal a propor um Plano de Integridade, documento que reúne diretrizes para prevenir riscos e combater a corrupção e que passou a ser exigido por órgãos de controle.

O plano ‒ elogiado pela superintendência regional da CGU e pela Secretaria de Transparência e Controle de Corrupção daquele órgão ‒ serviu de modelo para outras quatro instituições federais cearenses. O primeiro ciclo foi concluído em agosto de 2020. A vigência do novo plano seguirá até o fim de 2022, quando também se finaliza o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), instrumento de planejamento e gestão da UFC, apontando os objetivos da Instituição em todas as suas áreas de atuação.