Projeto Abrace a Cidade é premiado com título de menção honrosa em concurso da União Europeia

O projeto de extensão Abrace a Cidade, vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, foi contemplado com menção honrosa no Concurso Diplomacia Verde Para Jovens – Meio ambiente: é urgente agir!. Uma realização da Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Embaixada de Portugal e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a competição selecionou iniciativas protagonizadas por jovens que atuam na mudança para um futuro mais sustentável, verde e inclusivo.

No total foram 41 projetos inscritos e avaliados por um júri composto por representantes da Delegação da UE e dos países-membros: Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Portugal e Suécia. Como critérios de escolha estiveram o valor do projeto em inspirar a proteção do meio ambiente através de um exemplo positivo; o impacto do projeto em um ou nos demais temas apresentados, incluindo divulgação, promoção e defesa do meio ambiente; a inovação do projeto e a qualidade técnica do vídeo enviado à comissão.

Grupo de integrantes do Abrace a Cidade em ação no Serviluz
Na final, os cinco primeiros foram contemplados com aparelhos eletrônicos, como computadores, câmeras fotográficas ou tablets. Já os agraciados com menção honrosa receberam brindes ecológicos e integrarão, junto aos demais, uma campanha que será divulgada nas redes sociais da Delegação da UE no Brasil, a ser veiculada entre os meses de maio e junho deste ano. O resultado do concurso foi publicado no site da Delegação no mês de abril.

Segundo a coordenadora do Abrace a Cidade, Profª Geovana Cartaxo, o reconhecimento da União Europeia no Brasil ao projeto confere uma dimensão internacional à atividade de extensão na Universidade. Avalia ainda a docente que o envolvimento dos alunos foi essencial para a conquista. "Foi uma enorme surpresa, uma alegria, um prêmio muito importante da Comunidade Europeia, e mostra essa inovação e o compromisso com essa comunidade muito carente e com muitos problemas urbanos e ambientais que é o Serviluz. Mostra também a garra dos alunos, que fizeram toda a inscrição e o vídeo, e também conseguem parcerias para as atividades. É um enorme incentivo para continuar o projeto", afirma.

Ouça matéria sobre o projeto produzida pela rádio Universitária FM

SAIBA MAIS – Criado em 2016, o Abrace a Cidade tem como principal objetivo proporcionar atividades que permitam a reflexão crítica e transformadora sobre o Direito à Cidade em Fortaleza. Tendo como um de seus públicos-alvo a comunidade do Serviluz, realiza ações no sentido de convivência possível e uso sustentável do espaço público, proporcionando assim um maior envolvimento e compromisso da população com esses ambientes. Mais informações sobre o Abrace a Cidade podem ser conferidas nos perfis do projeto do Facebook e Instagram.

Fonte: Profª Geovana Cartaxo, coordenadora do Abrace a Cidade – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.