Campus de Russas recebe nova etapa de projeto de estímulo a bancos digitais

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas irá receber, no segundo semestre, nova instância de projeto de estímulo ao surgimento de bancos digitais, o Proposal of a Reusable Open Banking Platform to Reduce the Drop-out and Financial Exclusion Rates in Crateús (Proposta de Plataforma de Banco Aberto Reutilizável para Redução das Taxas de Evasão e Exclusão Financeira em Crateús, na tradução para o português).

Com o objetivo de reduzir a exclusão financeira para a população do sertão cearense, a iniciativa pioneira teve início em Crateús em janeiro deste ano, sob coordenação do Prof. Bruno Honorato.

Imagem de computador com símbolos financeiros e homem ao lado
O projeto visa ao desenvolvimento de um software a ser utilizado por empresas que desejem oferecer serviços financeiros, dentro da perspectiva de open banking (do inglês, Banco Aberto. Sistema em que há compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros). Integram atualmente os trabalhos 22 alunos de graduação da UFC em Crateús, além da egressa Luiza Ananda e do servidor técnico-administrativo Helton Carvalho.

A iniciativa da plataforma conta com o aporte de recursos captados com doadores internacionais, com o apoio do FitBank Pagamentos S/A, fintech de gestão de pagamentos (fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais); processo esse capitaneado por Alejandro Vollbrechthausen, integrante do FitBank.

Comenta Honorato que o bom desempenho dos estudantes da UFC na etapa de Crateús estimulou os investidores a expandir a ação para outro campus da Universidade. "Os investidores estão vendo o grande potencial dos alunos, por isso entre maio e junho devem visitar o Campus de Russas a fim de prospectar imóveis para alugar e implementar o projeto do escritório".

A ideia é que a mesma premissa de ações de Crateús seja aplicada em Russas, porém adaptadas às características da região. "Com isso, o Campus da UFC em Russas deverá receber investimento para financiar um projeto semelhante ao de Crateús e, consequentemente, atrair o FitBank para contratação de mão de obra", explica o coordenador.

A etapa no Vale do Jaguaribe deverá contar com orçamento para até 60 bolsas, com remuneração similar à do projeto nos Inhamuns, com valores de até R$ 1,1 mil. Com colaboração técnica da Profª Marília Mendes, da UFC em Russas, e suporte da direção do campus, que tem apoiado a viabilização das atividades, o projeto de estímulo a bancos digitais prevê também a realização de formações abertas à comunidade para que jovens participantes atuem na construção da plataforma ou possam trabalhar em empresas de tecnologia da informação.

Neste momento, no projeto em Crateús, o curso de formação conta com 88 alunos ativos, 47 deles da região dos Inhamuns e os demais de Fortaleza, Sobral, Quixadá e Russas. "A perspectiva é ofertar o curso semestralmente e expandir para as escolas técnicas das regiões de Crateús e Russas", afirma Honorato.

Outro resultado da parceria, dessa vez em Crateús, é que ainda neste ano a fintech FitBank deverá finalizar as obras de seu escritório no município, gerando 126 vagas diretas de trabalho formal no segmento de desenvolvimento de software.

Leia também: Projeto da UFC em Crateús desenvolve soluções tecnológicas para o setor bancário

Fonte: Prof. Bruno Honorato, do Campus da UFC em Crateús – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.