Agência UFC: Estudo da UFC em parceria com Harvard confirma a importância da amamentação na primeira hora de vida do bebê

O desenvolvimento infantil é um universo complexo que envolve muitos aspectos. Dos cuidados ainda na gestação aos fatores neonatais, cada pequeno detalhe pode influenciar no processo de aquisição de habilidades e capacidades das crianças. Nesse sentido, artigo publicado na BMC Pediatrics e produzido numa parceria entre a Universidade Federal do Ceará, a Escola de Saúde Pública de Harvard e o UNICHRISTUS concluiu que a amamentação na primeira hora de vida repercute no desenvolvimento de longo prazo.

Foto em P&B de bebê agarrando o peito da mãe para mamar

De acordo com o Prof. Hermano Rocha, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e um dos autores do artigo, o vínculo emocional mãe-filho nos primeiros 60 minutos após o nascimento garante um desenvolvimento infantil mais adequado. O médico afirma que a presença de anticorpos no leite da mãe específicos para o bebê funcionam como um reforço na imunidade do recém-nascido parecido com uma vacina.

Até hoje, de acordo com Rocha, não se sabe como replicá-los artificialmente, mas acredita-se que são capazes de diminuir as chances de doenças crônicas no adulto. Outro achado do estudo é o de que a criança nascida com baixo peso ou prematura acaba conseguindo compensar e se tornar “equivalente” à que nasceu com peso adequado, principalmente se estimulada de forma correta.

Para realizar o trabalho, os pesquisadores analisaram dados da Pesquisa de Saúde Materno-Infantil do Ceará (PESMIC), de 2017, avaliando a associação entre gravidez e fatores neonatais com escores de desenvolvimento infantil. Ao todo, foram observadas 3.566 crianças em cinco domínios (comunicação, coordenação motora ampla, coordenação motora fina, resolução de problemas e habilidades pessoais e sociais) de um dos questionários mais utilizados no mundo para rastreio populacional de problemas no desenvolvimento infantil: o Ages and Stages Questionnaire (ASQ-BR).

Para saber mais sobre o artigo, confira a reportagem completa na Agência UFC.

Ouça também matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre a pesquisa

Fonte: Hermano Rocha, professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.