Servidor aposentado da UFC lança livro "Velas do Ceará – embarcações artesanais do litoral"

Será lançado, às 19h30min desta quinta-feira (20), o livro Velas do Ceará – embarcações artesanais do litoral, de autoria do servidor aposentado da Universidade Federal do Ceará Miguel Sávio de Carvalho Braga. O lançamento será transmitido através do canal do YouTube do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR).

Mediado pela diretora do LABOMAR, Profª Maria Ozilea Bezerra de Menezes, o lançamento contará também com as participações do próprio autor, do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, que fará a apresentação da obra, e da professora, velejadora e ativista ambiental Heloisa Schurmann, responsável pelo prefácio do livro.

Imagem: foto com livros empilhados e ao lado um de pé, onde se vê capa com foto de uma jangada na praia

SOBRE O LIVROVelas do Ceará – embarcações artesanais do litoral descreve os tipos de embarcações à vela do litoral, abordando as características e fatores de sua importância no contexto social, econômico, histórico, cultural, ambiental e da pesca artesanal marítima. Nele são lembrados os "carpinteiros artesanais" no processo construtivo de conhecimento prático empírico, bem como a relevância da atividade da pesca para localidades tradicionais do litoral do Ceará.

O livro é posfaciado pelo antropólogo e professor Gerson Augusto de Oliveira Junior.

Interessados podem adquirir o livro mediante contato com Miguel Sávio através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Após o lançamento, a obra também estará à venda nas livrarias Arte e Ciência e Leitura, do Shopping Riomar.

SOBRE O AUTOR – Miguel Sávio de Carvalho Braga é doutor em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC (2013). Atuou como capitão de cabotagem da Marinha Mercante por 16 anos. Foi assistente técnico de embarcações do LABOMAR por 23 anos, trabalhando com os barcos de pesquisa Professor Martins Filho (1994-2015) e Argo Equatorial (2014-2016). Aposentou-se em 2016.