IEFES recebe melhorias estruturais; pista de atletismo nos padrões internacionais é destaque

O Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará está recebendo uma série de melhorias em suas instalações. A principal delas é a reforma da pista de atletismo, que receberá um novo piso, adequado aos padrões internacionais para grandes competições. A obra do IEFES foi retomada pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC no dia 15 de março e a previsão é de que seja concluída no mês de junho.

pista de atletismo do IEFES

"A pista de atletismo é um equipamento essencial para os cursos oferecidos pelo IEFES. Atualmente, temos quatro cursos de graduação, e para a melhor formação de profissionais, precisamos de equipamentos adequados para as aulas práticas e para o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa, nos quais os estudantes, futuros profissionais, poderão realizar as atividades. Este equipamento também é um laboratório para que os estudantes possam realizar seus experimentos", destaca a Profª Eleni Henrique, diretora do IEFES.

Segundo Renato Guerreiro, coordenador de projetos e obras da UFC Infra, a pista foi completamente lixada para correção de desníveis na base de concreto e está sendo impermeabilizada para receber o adesivo mondo (PU 300, utilizado para fixação de pisos), e, em seguida, o piso de borracha. Na última etapa, será realizada a pintura das raias na pista.

O Prof. Eduardo Mota, coordenador do Curso de Educação Física e responsável pelo acompanhamento da obra, explica que "a borracha sintética que está sendo instalada na pista é uma tecnologia bem mais avançada que permite uma boa absorção do impacto das atividades de corrida e grande desempenho aos atletas. É o mesmo material utilizado nas melhores pistas do mundo e que sediam grandes competições internacionais".

Orçado em R$ 440.037,31, o projeto inclui ainda reforma nos vestiários do Instituto e do gramado interno à pista, que permite a utilização do local para atividades de atletismo, especialmente arremessos e lançamentos. Além disso, os espaços destinados às provas de campo foram redimensionados, oferecendo maior eficiência e segurança aos treinamentos. "A gaiola de lançamentos está muito maior, proporcionando mais segurança. Os setores de saltos e de arremesso foram duplicados, foi criado um setor específico para aquecimento, o fosso da prova de obstáculos mudou de lugar e há um sistema de irrigação automático do gramado", destaca o Prof. Eduardo Mota.

O projeto de reforma do espaço estava parado há anos, mas foi retomado como uma das prioridades da atual gestão. O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, visitou o local nessa quarta-feira (19) para acompanhar o andamento dos trabalhos. Ele afirma que "as obras estão aceleradas e em breve o nosso IEFES será referência também pela sua estrutura física e equipamentos". Na ocasião, o reitor parabenizou a diretoria do Instituto pela condução daquela unidade.

reitor da UFC visita as obras do vestiário do IEFES

EXTENSÃO – Antes da retomada da obra, o Instituto já realizava atividades de ensino e extensão no espaço, como esclarece o Prof. Eduardo Mota. É o caso do projeto Atletismo Educacional, voltado para crianças e adolescentes, em que o conteúdo da modalidade é apresentado aos participantes pelos alunos da UFC, e dos treinamentos da equipe de Atletismo do Centro Esportivo Universitário do Ceará (CEUC), ligada à Universidade.

"Mesmo enquanto a reforma estava parada, foram realizados eventos com escolas do entorno para apresentação e desenvolvimento de atividades lúdicas relacionadas ao atletismo. Com a finalização, com certeza incrementaremos estas ações, até porque este equipamento de primeiro nível atrairá várias pessoas para a prática do atletismo".

Com a adequação da pista aos padrões internacionais, a Profª Eleni Henrique prospecta que a Universidade poderá receber competições nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional. "Teremos ainda a possibilidade de realizar provas práticas de concursos, que podem gerar recursos para a própria manutenção da pista; fazer parcerias com outras universidades do Brasil e do Exterior para a vinda de técnicos e profissionais de alto rendimento para a realização de cursos e eventos na área de treinamento, performance e rendimento. Estes eventos poderão ainda abrir um leque de possibilidades para nossos estudantes e também para a comunidade do entorno do Campus do Pici".

reitor da UFC em frente à pista de atletismo do IEFES

A diretora salienta que os projetos que serão realizados na nova pista irão atender tanto a comunidade interna da UFC, com a oferta de atividades físicas, recreativas e de qualidade de vida para estudantes e servidores, quanto a externa, com projetos para crianças, jovens e adultos do entorno do campus.

"Penso que a própria comunidade cearense também será beneficiada, pois a pista de nível internacional irá gerar muitas ações que atenderão a várias áreas, desde entretenimento, com a realização de competições, eventos, workshops, pesquisas, cursos, dentre outros, até intercâmbios e parcerias para que possamos adquirir recursos para manutenção e compra de equipamentos", planeja a diretora.

Fontes: Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.