UFC e UECE ofertam IV Escola de Física Teórica para alunos e professores do ensino médio

Com a proposta de ofertar conhecimentos básicos sobre buracos negros, física de partículas, astrofísica, astronomia, nanociência, nanotecnologia, biofísica, história da física e mecânica quântica, a IV Escola de Física Teórica do Ceará: a Universidade Indo à Escola ocorrerá, de forma remota, de 9 a 31 de julho, aos sábados.

Neste ano, a iniciativa é organizada pelo Departamento de Física e pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará, com a colaboração dos Cursos de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) dos campi da Capital e do Interior. Antes voltada para alunos de graduação, a edição 2021 será destinada a estudantes e professores do ensino médio. As inscrições ocorrerão de 24 de maio a 27 de junho, no site do evento.

Imagem: Cartaz da IV Escola de Física Teórica do Ceará

A palestra de abertura, no dia 9 de julho, às 19h, terá como convidado o Prof. Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Academia Brasileira de Ciências. Ele falará sobre o tema “O mundo dos quanta: dos sonhos de Einstein aos computadores quânticos”. A programação semanal, aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h, totalizará 12 horas para cada curso. Confira abaixo o programa:

CURSOS DE NÍVEL BÁSICO (pré-requisito: matemática do ensino médio)

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ manhã, das 9h às 12h
Astrofísica Estelar: uma breve introdução ‒ Daniel Brito de Freitas (UFC)
Nanociência & nanotecnologia ‒ Antonio Gomes Souza Filho (UFC)
Física de partículas e a nova força da natureza ‒ Job Saraiva (UFCA)
Física de células vivas e matéria mole ‒ Cláudio Nunes Lucas de Oliveira e Jeanlex Soares de Sousa (UFC)

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ tarde, das 14h às 17h
Física de buracos negros ‒ Ivan Jardim (URCA)
História da física ‒ Saulo Davi Soares e Reis (UFC)
Princípios de mecânica quântica e aplicações ‒ João Milton Pereira Júnior (UFC)
Introdução à astronomia geral ‒ Demerval Carneiro e Heliomárzio Rodrigues Moreira (Planetário Rubens Azevedo/Seara da Ciência da UFC)

CURSOS DE NÍVEL AVANÇADO (pré-requisito: Cálculo I)

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ manhã, das 9h às 12h
Nanociência & nanotecnologia ‒ Eduardo Bedê Barros (UFC)

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ tarde, das 14h às 17h
Física de buracos negros ‒ José Euclides Gomes da Silva (UFCA)
Princípios de mecânica quântica e aplicações ‒ Raimundo Nogueira Costa Filho (UFC)

PARCERIA ‒ Com suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a IV Escola de Física Teórica do Ceará tem como coordenador-geral o Prof. Geová Alencar, do Departamento de Física da UFC, que integra a comissão organizadora com os professores José Alves Lima Júnior, Antonio Gomes Souza Filho e Ricardo Renan Landim de Carvalho, da UFC, e Célio Muniz, Marcony Cunha e Makarius Tahim, da UECE.

A iniciativa da Escola de Física Teórica surgiu em 2015 por parte dos professores das duas universidades interessados em divulgar aspectos desse ramo da física para alunos de graduação de todo o Ceará. O Prof. Geová explica que a realização da Escola de Física Teórica sempre foi uma parceria entre UFC e UECE, mas as três primeiras edições foram "encabeçadas" pelos Cursos de Física da UECE (Capital e Interior). Essa é a primeira vez que o Departamento de Física da UFC e o Programa de Pós-Graduação em Física ficam à frente da organização.

Para o Prof. Geová, a iniciativa é "importantíssima para a formação em física básica no Estado. As outras edições contaram com alunos de todas as regiões do Ceará. Isso tornou acessível um conhecimento de ponta para estudantes de graduação das mais remotas regiões cearenses. A edição organizada pela Física da UFC tenta fazer o mesmo com estudantes e professores do ensino médio. Sendo remoto, esperamos que milhares de participantes tenham acesso a física de fronteira e a um primeiro contato com a universidade. Esperamos assim fortalecer a cultura científica nos estudantes do Estado".

Já o Prof. Antonio Gomes, também do Departamento de Física da UFC, destaca que "é muito estratégico que a universidade pública aumente o engajamento com as escolas em todos os níveis. É preciso que o ensino das nossas crianças e adolescentes tenha uma presença forte da ciência, dos avanços recentes, incluindo a ciência que fazemos nas nossas universidades cearenses".

Ouça também matéria sobre o assunto produzida pela rádio Universitária FM

EDIÇÕES ANTERIORES ‒ As edições anteriores foram realizadas presencialmente no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti: I Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino, em 2015; II Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino, em 2017; e III Escola de Física Teórica do Ceará: 100 Anos do Eclipse que Iluminou a Ciência, em 2019.

Fontes: Prof. Geová Maciel de Alencar Filho ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Antonio Gomes ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ambos do Departamento de Física da UFC