Agência UFC: Estudo publicado em revista internacional ajuda a entender comportamento mecânico de células vivas

Da união da física com a biologia, achados científicos importantes podem surgir. Por exemplo, juntos, os dois campos de estudo ajudam a entender melhor o funcionamento de células humanas e a relação entre o comportamento mecânico delas e suas funções biológicas, o que inclusive poderia resultar em pesquisas que auxiliassem no combate a doenças como câncer.

Imagem de microscópio de célula, de cor vermelha, com dois núcleos azuis, em fundo preto

Isso significa que fatores como a viscoelasticidade, importante característica física da célula, guardam conexão com a forma como ela atua no organismo, por meio de ações como migração e invasividade celular. É essa a base para pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Ceará, publicada em artigo no renomado periódico internacional Scientific Reports.

No estudo, foram analisadas 12 diferentes linhagens celulares, a maioria delas cancerígena de humanos (câncer de cólon, gástrico, de mama, próstata e rim), mas também células saudáveis de humanos e camundongos. Em todas elas, o mesmo padrão de comportamento foi observado nas suas respostas mecânicas.

Os detalhes sobre a pesquisa estão disponíveis em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Ouça também matéria sobre o assunto produzida pela rádio Universitária FM

Fonte: Prof. Cláudio Lucas Nunes de Oliveira, do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.