Projeto de pesquisador do LABOMAR sobre florestas de animais marinhos vence edital da União Europeia

O projeto Marine Animal Forest of the World, coordenado pelo professor Sérgio Rossi, docente visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, foi aprovado pela COST European Cooperation in Science & Technology. Entidade europeia que financia redes de pesquisa, a COST promove a colaboração entre cientistas em toda a Europa e demais países com o objetivo de impulsionar avanços científicos e inovação.

O resultado foi publicado no dia 25, no site da entidade, e confirmou as 40 ações aprovadas entre propostas de todo o mundo nas áreas de engenharia e tecnologia, ciências médicas e da saúde, ciências sociais, ciências agrárias e humanidades. A perspectiva é que as atividades tenham início no outono, estação que no hemisfério norte começa no dia 20 de setembro.

Imagem de corais no fundo do mar A pesquisa aprovada irá atuar na conservação, gestão, restauração e entendimento básico do que são as Florestas de Animais Marinhos (MAFs), ecossistemas de grande importância para a biodiversidade nos oceanos. "Vamos ver realmente florescer uma rede sobre este tema acerca do fundo do mar, no caso, um dos biomas (MAFs) de maior extensão no planeta que ocupa desde a superfície com recifes de corais situados a meio metro a um metro de profundidade, até corais e campos de esponjas profundos. Será uma experiência realmente única na qual o LABOMAR e a UFC terão muito o que dizer e vão ter um papel realmente importante e privilegiado", afirma o Prof. Sérgio Rossi.

Comenta ainda Rossi que o estudo terá duração de cinco anos e contará com financiamento de 500 mil euros (aproximadamente R$ 3,2 mi). Além da pesquisa, o projeto irá realizar escolas de verão, intercâmbio de estudantes, workshops e divulgação científica de alto nível, bem como a troca de ideias e experiências entre cientistas, a fim de que possam preparar novos projetos em âmbito local e internacional. No total, a rede contará com mais de 80 pesquisadores oriundos de 36 países, como Japão, Estados Unidos, Cabo Verde, Cuba, Brasil, entre outros membros da COST, cujos integrantes fazem parte da União Europeia.

Ouça também matéria sobre o assunto produzida pela rádio Universitária FM

Para o coordenador do PPGCMT, Prof. Marcelo Soares, essa conexão com cientistas de todo o mundo trará resultados positivos no campo da internacionalização. "O projeto aprovado pela COST, com Prof. Sérgio Rossi na liderança, é uma grande vitória para a internacionalização da Universidade. Esse é um dos editais mais concorridos do mundo e o projeto do Prof. Rossi tem 36 países de todas as regiões do planeta com uma visão global de entender os ecossistemas marinhos nessa que é a década dos oceanos. É realmente um projeto que vai impactar muito na internacionalização do programa e na mobilidade dos docentes e dos discentes", avalia.

Foto do Prof. Sérgio RossiRessaltando os ganhos para a pesquisa na UFC com essa articulação internacional, a diretora do LABOMAR, Profª Ozilea Menezes, afirma que a iniciativa segue uma nova orientação mundial no campo da pesquisa, que é a atuação em redes. "Projetos com a comunidade europeia, como esse, contribuem para a internacionalização do LABOMAR e da UFC e se inserem como uma estratégia importante para o avanço e o compartilhamento da ciência. A tendência atualmente é trabalhar em redes de pesquisas, pois possibilita explorar as diversidades de competências complementares internas e externas ao LABOMAR, à UFC e ao Brasil", afirma.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no site da COST.