Administração superior recebe vice-prefeito de Fortaleza na Reitoria; Plano Fortaleza 2040 foi pauta

A Universidade Federal do Ceará segue estreitando os laços com o poder público em diferentes esferas, com o objetivo de cooperar mutuamente e estabelecer parcerias. Nessa quinta-feira (27), o encontro foi com José Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e egresso do Curso de Ciências Sociais da UFC. A reunião ocorreu na Reitoria e contou com a presença do reitor, Prof. Cândido Albuquerque; do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, e da pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher.

Imagem: Encontro reuniu o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o vice-prefeito, José Élcio Batista; o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; a pró-reitora de Extensão, Profª Elisabeth Daher; e o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque (Foto: Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Uma das pautas prioritárias foi a discussão de planos para a cidade em alinhamento com a agenda Fortaleza 2040, projeto estratégico de desenvolvimento urbano, construído através de parceria da sociedade com o poder público e que contempla os eixos urbanísticos, social, ambiental, econômico e de mobilidade, com o objetivo de tornar a cidade um lugar melhor para se viver. O vice-prefeito disse ser muito grato à UFC, onde tornou-se cientista social, fez amizades e adquiriu fluência em alemão. Por isso, ter a Instituição como agente do processo que está sendo gestado para a Capital é uma consequência natural, afirmou. "Estamos vivendo uma transição de uma economia baseada na indústria para ampliar a questão do social, dos serviços e da indústria criativa. Isso muda a base de nosso capital humano e suas potencialidades. Por isso, a aproximação com nossas principais universidades e centros universitários é tão importante", explicou Élcio Batista.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Outro ponto tocado foi o trabalho extensionista realizado pela UFC na cidade e como ele atravessa as políticas públicas de saúde, habitação e geração de renda. De acordo com o vice-prefeito, esse é um dos pontos a serem trabalhados visando impactar os indicadores sociais e trazer benefícios tanto para a Universidade quanto para a Prefeitura. Na ocasião, foi lançada pelo vice-reitor Glauco Lobo a proposta de construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de gestão compartilhada no Campus do Porangabuçu, oferecendo assistência em urgência e emergência a moradores do bairro Rodolfo Teófilo e região, onde está instalado o Complexo Hospitalar da UFC e as faculdades de Medicina e de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

A tônica geral do encontro foi a interseção entre instituições de educação e o planejamento coletivo de uma cidade mais inclusiva e sustentável. O Prof. Cândido Albuquerque sugeriu como avanço para o plano Fortaleza 2040 uma maior atenção ao tópico da governança, definindo e socializando com clareza as metas institucionais do município que se deseja alcançar em cinco, 10 e 20 anos. "Além de realizar ciclos de monitoramento e avaliação", completou o reitor.

Élcio Batista socializou com os presentes ao encontro um relatório intitulado "O Apagão de Mão de Obra de TI", elaborado pelo centro de inovação CESAR, para falar sobre a relação entre o desenvolvimento social e o volume de pessoas com alta qualificação e adaptadas às novas tecnologias. "No caso da área de tecnologia da informação, a procura por profissionais chegará em 420 mil vagas até 2024, acima da capacidade de formação das instituições de ensino do País hoje", afirmou o vice-prefeito, acrescentando que o ideal de desenvolvimento brasileiro prescindiu, em diversos momentos, da educação. A necessidade, agora, seria de um modelo igualmente inclusivo e de alta performance. "Para onde a cidade, o desenvolvimento local está indo, a educação precisa andar junto", endossou o Prof. Augusto Albuquerque.

Foram discutidas na reunião outras questões ainda embrionárias, como a nascente parceria entre UFC, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) para a implantação de um laboratório de inteligência artificial em aviação e ciências aeronáuticas.