Semana Nacional de Arquivos na UFC discutirá documentos digitais e legislação arquivística

Com o tema "Empoderando Arquivos: diálogos necessários e urgentes sobre os documentos digitais e a legislação arquivística", a 5ª Semana Nacional de Arquivos na Universidade Federal do Ceará ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho. Assim como no ano passado, a programação será totalmente on-line e gratuita, com transmissões ao vivo pelo Canal do Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, no Youtube. As inscrições deverão ser feitas no momento das atividades.

Imagem: logomarca da 5ª Semana Nacional de Arquivos

A temática do evento chama a atenção para questões relacionadas ao acesso à informação e à garantia de proteção dos direitos dos cidadãos, assuntos que seguem a proposta indicada pelo Internacional Council on Archives (ICA) e ratificada no Brasil pelo Arquivo Nacional. "O empoderamento se faz cada vez mais necessário, pois, em contextos de pandemia, a documentação da comunidade acadêmica produzida e recebida na UFC é toda digital e, consequentemente, os cuidados com relação a autenticidade e segurança da informação, gestão de dados e preservação digital são infinitamente maiores e necessários", destacam os organizadores.

A programação da Semana Nacional de Arquivos na UFC contemplará oficinas e palestras. Os palestrantes debaterão sobre as aplicabilidades da legislação arquivística, com destaque para os desafios enfrentados em tempos de pandemia e para as ações de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também serão abordadas questões relacionadas à preservação digital de documentos audiovisuais, complexidade dos arquivos acadêmicos em tempos de covid-19, e digitalização e preservação digital de prontuários de pacientes.

SAIBA MAIS – A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos com o objetivo de divulgar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos em instituições de arquivo e memória. Ela ocorre em todo o País em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho, e à Semana Internacional dos Arquivos, estabelecida pelo Internacional Council on Archives (ICA).

Na UFC, o evento é uma realização conjunta da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD); do projeto de extensão Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas; do Museu de Arte da UFC (MAUC); do Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação; e do Memorial da UFC. A 5ª Semana Nacional de Arquivos conta ainda com a parceria do Departamento de Ciências da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, da Associação dos Bibliotecários do Ceará e do HEMOCE.

Mais informações podem ser encontradas no site da CPAD ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.