Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

UFC e SAMSUNG discutem colaborações nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados

Em encontro realizado nessa segunda-feira (31) na Reitoria, a Universidade Federal do Ceará, a multinacional coreana SAMSUNG e o SiDi (instituto de pesquisa parceiro da SAMSUNG) apresentaram mutuamente suas experiências e projetos na área de inteligência artificial e ciência de dados. O objetivo da reunião foi conhecer com mais profundidade as frentes de atuação de cada organização, prospectar parcerias e estabelecer canais de colaboração.

Da UFC, estiveram presentes o reitor da Universidade, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; o diretor da Faculdade de Direito e coordenador de Educação e Difusão de Conhecimento do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC (CRIA), Prof. Maurício Benevides; o coordenador do Insight Laboratório de Ciência de Dados (INSIGHT) e cientista-chefe da área de Dados e Transformação Digital do Governo do Estado do Ceará, Prof. José Antonio de Macedo; o coordenador de Pesquisa e Inovação do CRIA-UFC e diretor de inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Jorge Soares; o coordenador de Transferência Tecnológica do CRIA-UFC e pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; e o superintendente de Tecnologia da Informação da UFC. Prof. Edgar Marçal.

Imagem: Comitiva da SAMSUNG e do SiDi é recebida pela administração superior para tratar de possibilidades de cooperação. (Foto: Viktor Braga)

Dentre os visitantes, estiveram Cris Jang, diretor de pesquisa e desenvolvimento da SAMSUNG; M. D. Kang, diretor de gerenciamento da SAMSUNG; Jim Choi, diretor da SAMSUNG SDS, subsidiária de TI da multinacional; John Yi, presidente do SiDi; e Rogério Moreira, gerente da regional do SiDi em Recife.

O encontro foi iniciado com apresentação do Prof. José Macedo sobre a plataforma de big data desenvolvida pelo INSIGHT para o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (SINESP), em uma parceria com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Até o momento, 15 ferramentas já foram desenvolvidas nessa iniciativa, como, por exemplo, um sistema de vigilância urbana em tempo real, software integrado ao banco de dados das secretarias de segurança para coleta de digitais em abordagens e sistema de geomonitoramento de presos em liberdade provisória. "Todos esses são projetos demandados pelo poder público e desenvolvidos integralmente na UFC, com excelentes resultados na prevenção de ocorrências policiais, rompendo com a cadeia de violência na nossa capital", afirmou o Prof. Macedo.

Prosseguindo com a rodada de apresentações da casa, o Prof. Rodrigo Porto citou as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática. O LESC é a única unidade da UFC credenciada à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). "Essa nossa unidade da EMBRAPII é especializada em sistemas de computadores de alta complexidade, como sistemas de avaliação de qualidade (sistemas tolerantes à falha), engenharia biomédica e processamento digital de imagens e sinais", enumerou o pró-reitor-adjunto.

Já o Prof. Maurício Benevides socializou dados sobre o CRIA e seu primeiro projeto, recém-aprovado em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). "A parceria, firmada com o sistema de assistência à saúde Hapvida, prevê o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de diagnóstico por imagem, prontuário eletrônico e predição de doenças crônicas por localização", exemplificou o coordenador.

A seguir, o Prof. Jorge Soares, que também está à frente do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP), no Centro de Tecnologia, detalhou ferramenta de inteligência artificial, também desenvolvida no âmbito da UFC, que monitora o estado das rodovias, informando pontos que necessitam de reparo ou que representam ameaças para os motoristas.

Por fim, foi apresentada a lista de cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UFC que são direta ou indiretamente relacionados aos campos de Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Ciências da Computação – presentes inclusive nos campi da Instituição no Interior.

CENTROS DE INOVAÇÃO – A reunião, que durou cerca de duas horas, teve sua segunda parte dedicada à apresentação das atividades do SiDi, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento aplicados conveniada à SAMSUNG que possui centros de inovação em Campinas, Recife e Manaus. Conduzida pelo gerente regional Rogério Moreira, a exposição tratou das áreas de expertise do SiDi, atualmente inteligência artificial, computação em nuvem, pagamentos digitais, segurança da informação e hacking ético (testes de segurança).

"O primeiro smartphone Android a ser desenvolvido no Brasil foi criado dentro do SiDi. Envolvemos mais de 500 pessoas, entre engenheiros, pós-doutores, doutores, mestres, especialistas e UX/UI designers. Temos uma produção científica intensa, com muitos papers, mas também muita atenção à questão da propriedade intelectual, pois a SAMSUNG é nossa principal parceira", frisou Rogério Moreira.

Imagem: Representantes da UFC, da SAMSUNG e do SiDi apresentaram mutuamente suas experiências e projetos na área de inteligência artificial e ciência de dados. (Foto: Viktor Braga)

De acordo com John Yi, as possibilidades de relacionamento que se desenham são muito promissoras, pois a organização tem interesse em cooperar não só com companhias, mas também com universidades. "Foi meu primeiro contato com a UFC, e estou muito impressionado, não só com o tamanho da universidade, mas com a qualidade e a agilidade daquilo que vocês vêm desenvolvendo. Tivemos uma conversa muito boa com o reitor, e aqui gostamos da disposição e da velocidade com que as coisas parecem andar. Estamos em contato com outras universidades, mas estou confiante de que teremos um relacionamento muito bom com a UFC", vislumbrou o CEO do SiDi, parceiro antigo da SAMSUNG.

O reitor Cândido Albuquerque já situa o encontro entre os mais importantes já realizados pela UFC na área de produção de tecnologia. "Sentimos claramente que a equipe coreana ficou impressionada com o que já estamos fazendo aqui, e ficou claro que juntos poderemos fazer muito mais. Nosso propósito, agora, é aumentar a proximidade da universidade com empresas inovadoras, e notadamente com aquelas do porte da SAMSUNG", disse o gestor máximo. 

Confira reportagem da UFCTV sobre o encontro, disponível em nosso canal do YouTube:

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300