Administração superior apresenta edição 2020 do Relatório de Gestão da UFC para pró-reitores

A cúpula administrativa da Universidade Federal do Ceará reuniu-se, na semana passada, para apresentação da edição 2020 do Relatório de Gestão da UFC, documento de prestação de contas e transparência enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, os resultados do processo de balanço anual, conduzido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), foram socializados pelo reitor, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho, com pró-reitores e seus representantes.

Participaram do encontro a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Machado; a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; o coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Prof. Rafael Bráz; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da PROPLAD, Roberta Queirós; o diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo; e o coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão.

Imagem: mão segura versão impressa do Relatório de Gestão da UFC 2020

O Relatório de Gestão é um documento direcionado a órgãos de controle como o TCU, mas sobretudo à sociedade, por trazer um balanço dos principais investimentos e resultados que a UFC realizou e produziu no ano de 2020, face às diretrizes estabelecidas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Um dos principais objetivos é demonstrar o nível de governança institucional e os aspectos mais relevantes da gestão em curso. Sob coordenação técnica da PROPLAD, com apoio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), trata-se de uma publicação catalogada com ISBN, que leva o selo da Imprensa Universitária nas versões impressa e em e-book. Dividido em cinco seções, o Relatório é composto pelos seguintes capítulos: Visão geral e ambiente externo; Gestão de risco e controles internos; Estratégias e resultados da gestão; Áreas especiais da gestão e Demonstrações contábeis.

O reitor abriu a apresentação expressando gratidão à equipe administrativa, com quem disse ser um grande prazer trabalhar. Ele parabenizou a PROPLAD pela profissionalização não só do Relatório de Gestão, mas também do Anuário Estatístico da UFC. Segundo ele, o atual formato do Relatório permite "mensurar o progresso e verificar de forma crítica o desempenho de uma universidade, sem perder de vista as demais instituições do mesmo segmento nos cenários nacional e global". O Prof. Cândido Albuquerque frisou ainda que o encaminhamento seguinte deve ser a ampla divulgação dos resultados alcançados, fazendo chegar ao conhecimento do povo cearense as boas novas da Universidade, ao passo que se amplia o número de pessoas cujas trajetórias são transformadas por ela. "É dever nosso, enquanto sociedade, estender e multiplicar esse privilégio para cada vez mais pessoas. E uma obrigação maior ainda prestar contas à sociedade de maneira transparente sobre o investimento dela em nossas atividades", sintetizou.

À frente da pró-reitoria que assina a publicação, o Prof. Almir Bittencourt agradeceu à equipe técnica, capitaneada pela administradora Roberta Queirós, e aos demais pró-reitores pelo envio das informações que dão substância ao relatório. De acordo com ele, a Universidade tem em mãos "um instrumento que, além do claro caráter de accountability, tem um peso político e institucional muito grande no sentido de projetar a UFC junto aos órgãos de controle e ao próprio Governo Federal", situando-a entre instituições que vêm administrando com responsabilidade e acurácia os recursos e possibilitando não só a execução das atividades, como também sua expansão.

Imagem: volumes do Relatório empilhados

O Prof. Glauco Lobo Filho fez coro ao reconhecimento da dedicação e expertise técnica dirigido pelo reitor à sua equipe de gestores. Segundo ele, "a PROPLAD é a instância que torna visível a concretude do trabalho desempenhado pela gestão da UFC". Já o Prof. Augusto Albuquerque fez menção à rotina de acolhimento que permeia o dia a dia da gestão e ao relacionamento horizontal entre reitor, vice, pró-reitores e diretores, com espaço para críticas, sugestões e construção coletiva de estratégias, muitas delas já executadas e agora expostas por meio do Relatório.

Com 382 páginas, o Relatório de Gestão da UFC 2020 encontra-se disponível para visualização e download no site da PROPLAD e no Repositório Institucional da UFC.