Agência UFC: Pesquisa mapeia como se formaram rochas geradoras de petróleo na bacia do Ceará

O que eventos que levaram à extinção de várias espécies na história da Terra têm a ver com a exploração de petróleo e gás nos dias atuais? É o que uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará ajuda a desvendar. A partir de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a pesquisadora Ana Clara Braga de Souza mapeou parte da bacia do Ceará e como se deu o processo de formação de petróleo e gás na região.

Imagem: Pesquisador analisa dados no Laboratório de Interpretação Sísmica da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A bacia do Ceará é um conjunto de rochas com área em torno de 65 mil quilômetros quadrados, onde estava localizada a exploração de petróleo na costa cearense. O trabalho foi publicado recentemente na revista internacional Marine and Petroleum Geology, periódico com fator de impacto 3.790.

A pesquisa propôs um modelo que conseguiu identificar, por exemplo, a ocorrência de dois eventos anóxicos oceânicos (EAO) na bacia durante o Cretáceo. Esses eventos marcam uma brusca redução do nível de oxigênio nos mares, com uma grande mortandade de espécies na região, e ajudam a entender como foram geradas as rochas formadoras de petróleo.

Os detalhes da pesquisa podem ser vistos no site da Agência UFC, o canal de divulgação científica da Universidade.

Ouça também matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre a pesquisa

Fonte: Pesquisadora Ana Clara Braga de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.