Procurar no portal

Projeto com apoio do LABOMAR monitora litoral cearense com fotos tiradas pela comunidade

O vasto litoral cearense se estende por 573 quilômetros, e 20 municípios são banhados pelo mar. Para monitorar a zona costeira do Estado, será lançado oficialmente o Projeto CoastSnap Ceará, na próxima sexta-feira (18), às 9h, na praia do Pacheco, em Caucaia (CE), em frente ao La Suite Praia Hotel. O evento terá a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, com a devida adoção de todas as medidas de segurança no contexto da pandemia de covid-19.

Na ocasião, será inaugurada a primeira base fixa do projeto para turistas e moradores da região fotografarem a faixa de praia e compartilharem as imagens pelas redes sociais, contribuindo assim com bases de dados científicos.  

Imagem: Foto da base fixa do projeto CoastSnap Ceará na praia do Pacheco, em Caucaia

A ideia do CoastSnap surgiu em 2017 na cidade de Sydney (Austrália) com pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW). A proposta inicial consistia em estabelecer uma plataforma colaborativa para que pessoas comuns pudessem fotografar o litoral com os próprios celulares e compartilhar informações com os cientistas.

Dessa maneira, poderiam ajudar os estudiosos na análise das transformações ocorridas no litoral, a partir dos efeitos da ação humana, das mudanças climáticas, do aumento do nível dos oceanos e de fenômenos naturais como ciclones e tempestades tropicais. O aplicativo CoastSnap está disponível para download gratuito no Google Play e no App Store, e outras informações podem ser acessadas no site oficial. 

No Ceará, o projeto será realizado pela Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e o Water Research Laboratory, da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália).

O projeto CoastSnap Ceará está integrado aos programas de Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará (PCM) e Sistema de Informações Geográficas do Ceará (SiGAmbiental), do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente.

Gestores públicos que queiram levar o projeto para os seus municípios podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e os futuros usuários do CoastSnap poderão compartilhar nas redes sociais via QR Code ou marcando com a hashtag #coastsnappacheco o perfil @cientistachefemeioambiente no Instagram.

Segundo o cientista-chefe em Meio Ambiente do Ceará, Prof. Marcelo Soares, a ideia simples e de baixo custo pode trazer muitos benefícios para o Estado, uma vez que 30% da zona litorânea cearense sofre com erosão e avanço do mar, e 17% do litoral está ameaçado por essas questões. O êxito da iniciativa já se faz sentir no pedido de outros municípios cearenses, como Acaraú, Itarema e Icapuí, que solicitaram futuras bases fixas do CoastSnap em algumas de suas praias. 

Imagem: Foto de uma mão segurando o celular e ao fundo uma paisagem de praia

Em uma próxima etapa do projeto, está prevista a participação de 10 mil agentes jovens ambientais (AJA), uma iniciativa do Governo do Ceará de oferta de bolsas para atender adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. "É a ciência cidadã, colaborativa, que traz o engajamento do cidadão na produção do conhecimento científico. A comunidade participa e isso ajuda no planejamento de políticas públicas e na preservação da natureza", explica Marcelo Soares.  

Fonte: Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC e cientista-chefe em Meio Ambiente do Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300