Curso de Medicina do Campus de Sobral recebe doação de 20 mil EPIs da empresa Grendene

O Curso de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral recebeu doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da empresa Grendene, multinacional produtora de calçados. Os equipamentos, que serão utilizados para dar mais segurança aos estudantes durante as disciplinas práticas, foram recebidos no último dia 10 e entregues aos alunos responsáveis pelas turmas.

Foram doados 18.000 máscaras cirúrgicas e 2.000 aventais descartáveis que serão utilizados pelos alunos do 4º ao 8º semestres de Medicina durante as aulas práticas. "Os alunos do internato, do 9º semestre em diante, usam EPIs adquiridos com recursos do MEC para cursos de Medicina sem hospitais próprios", informa Aline Araújo, administradora lotada no Curso de Medicina do Campus de Sobral.

Imagem: Quatro pessoas em pé em uma sala, próximos a caixas contendo EPIs doados (Foto: Nelson Rodrigues de Souza/Grendene))

A administradora explica que a Universidade possui recursos para aquisição dos materiais necessários para as aulas práticas, mas que o processo de aquisição é por meio de licitação pública, o que pode levar algum tempo. Os equipamentos são necessários para que os alunos possam retornar às atividades práticas com menor risco de infecção por covid-19 e demais doenças contagiosas.

"Com a proximidade do retorno das atividades práticas dos cursos da saúde, devido aos decretos estaduais, nós nos preocupamos em diminuir os riscos dos estudantes do ciclo clínico, primeiro com a redução do número de alunos por prática, que estamos pactuando com os hospitais e centros de especialidades médicas, e de outra maneira com EPIs para a proteção dos alunos", informa o Prof. Paulo Roberto Leal, do Curso de Medicina do Campus de Sobral, responsável pela articulação da doação.

"Em reunião com líderes de turma, relembramos que no ano passado a Grendene já havia nos ajudado, e também aos hospitais, com materiais e equipamentos. Como já havia uma porta aberta, entramos em contato para solicitar apoio e fomos imediatamente atendidos", acrescenta o docente.

Nelson Rossi, diretor industrial da Grendene, enfatiza que nesse momento de pandemia a empresa tem redobrado os cuidados com as comunidades do entorno de suas instalações. "Nós temos consciência do nosso papel social e nesse momento de pandemia é natural que a gente reforce ainda mais esses laços. Nós entendemos também que o futuro de uma nação está no aspecto colaborativo entre as instituições de ensino, as instituições de saúde, as empresas e a sociedade, em um pacto de colaboração em que todos ganham".

Fonte: Prof. Paulo Roberto Leal, do Curso de Medicina do Campus de Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.