Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem discute promoção da saúde e internacionalização; evento ocorre de 23 a 25 de junho

A promoção da saúde consiste em buscar estratégias para melhoria da qualidade de vida e da saúde da população, tema de interesse de todos os setores da sociedade e que ultrapassa fronteiras. Nos dias 23, 24 e 25 de junho, as discussões sobre promoção da saúde e internacionalização serão destaque no II Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN) da Universidade Federal do Ceará.

Durante três dias, pesquisadores nacionais e estrangeiros debaterão e apresentarão pesquisas na área. O encontro, gratuito e on-line, será transmitido pelo canal do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) no Youtube com tradução simultânea para o português/inglês e para libras. As inscrições seguem abertas até o dia 23 de junho para os interessados em certificado de participação.

Imagem: foto de fundo azul e, em primeiro plano, uma mão de um médico negro segura a mão de uma criança

O simpósio tem o objetivo de socializar e divulgar experiências, aprendizagens e resultados de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC em parceria com instituições internacionais. Para isso, contará com a participação de pesquisadores de países como Brasil, Portugal, Escócia e Canadá, que apresentarão pesquisas em torno de três eixos temáticos: promoção da saúde e limitação de risco; promoção da saúde e grupos vulneráveis; e tecnologias em saúde e a promoção da saúde.

"Promoção da saúde é a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC, por isso o enfoque nas pesquisas e nas parcerias nacionais e internacionais sobre o que consideramos tão importante no cuidado humano – promover a saúde", destaca a coordenadora do PPGEN, Profª Vera Leitão Cardoso.

Segundo a docente, os países participantes do evento desenvolvem atividades em parceria com o programa, como mobilidade internacional de docentes e discentes, financiamentos de projetos de pesquisa e de cooperação, publicações acadêmicas conjuntas, realização de palestras e participação em bancas de defesa. Além da UFC, também integram a programação do simpósio: a Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal), a Universidade de Dundee (Escócia) e a Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá).

INTERNACIONALIZAÇÃO – O II Simpósio do PPG em Enfermagem da UFC faz parte das atividades que compõem o projeto Tecnologias em Saúde: Ações e Estratégias para Promoção da Saúde, desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, uma das 16 iniciativas do Programa Institucional de Internacionalização da UFC (PRINT), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

"Eventos como esse fortalecem nossas pesquisas, sendo uma oportunidade para que o conhecimento produzido possa alçar voos mais altos, transpassar os intramuros nacionais para a divulgação, projeção e valorização do conhecimento produzido pela Enfermagem e áreas afins", considera a Profª Vera Cardoso. A docente lembra que o PPG em Enfermagem da UFC foi avaliado pela CAPES com nota 6 (2017-2020), sendo considerado um programa de excelência e, como tal, desenvolve ações de internacionalização focadas na projeção internacional no contexto institucional e no perfil de crescimento de alunos e docentes.

PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial do II Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC está marcada para as 13h (horário de Brasília) do dia 23 de junho, com a presença de autoridades da UFC representando a Reitoria, as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), a Diretoria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), a Coordenação do PPGEN e a Chefia do Departamento de Enfermagem.

Em seguida, representantes da UFC, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, da Universidade de Dundee e da Universidade da Colúmbia Britânica apresentarão suas experiências com as parcerias internacionais. A tarde do primeiro dia do encontro seguirá com apresentações de trabalhos e painéis sobre tecnologias assistivas para pessoas com deficiência e prevenção da demência em pessoas com HIV.

No dia 24, as discussões serão em torno do eixo temático promoção da saúde e grupos vulneráveis, com os seguintes painéis: "Não desistam de nós! Promoção da saúde para adolescentes e jovens em situação de rua – vale a pena construir juntos"; "Direito à saúde da população LGBTI+ em privação de liberdade"; e "Experiências com populações vulneráveis no Brasil e na Escócia".

O terceiro e último dia do simpósio será dedicado aos debates sobre internacionalização, com enfoque no Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) como caminho para a internacionalização do PPGEN e tecnologias educacionais em saúde em tempos de pandemia. A tarde contará ainda com exposição sobre o doutorado interprofissional na Universidade da Colúmbia Britânica e apresentações de trabalhos do PPGEN.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site do PPGEN ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Vera Leitão Cardoso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.