Administração superior da UFC e PROGEP discutirão com servidores contexto do retorno às atividades presenciais

A administração superior da Universidade Federal do Ceará, representada pelo reitor Cândido Albuquerque e por equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), expressa publicamente preocupação com o cancelamento, pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), da reunião agendada entre a Reitoria, a PROGEP e a entidade sindical.

A reunião mencionada, solicitada pelo próprio SINTUFCE, por meio de ofício, foi cancelada a poucos minutos do horário previsto, na tarde dessa segunda-feira (21) e sem menção a remarcação.

De acordo com o Prof. Cândido Albuquerque, a administração via com otimismo a abertura do SINTUFCE à possibilidade de diálogo, que considera fundamental para que as disposições do retorno às atividades em um futuro próximo sejam construídas coletivamente e amplamente discutidas com todo o quadro funcional.

"O mundo inteiro já está retornando, a vacinação está avançando. É necessário que a comunidade da educação se articule para pensar as diretrizes do retorno", afirmou o dirigente máximo, acrescentando estar receoso de que isso signifique uma propensão das entidades sindicais a não compartilhar da questão.

Segundo a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, independentemente dos futuros desdobramentos, "a PROGEP e a Reitoria seguirão compromissadas em manter aberto o canal de comunicação com a comunidade acadêmica, favorecendo um retorno com ampla discussão do tratado no Ofício Circular 07/2021 do Gabinete do Reitor, socializado no fim do mês passado com pró-reitores, superintendentes, diretores de centros, faculdades, institutos, campus, secretarias, coordenadorias e bibliotecas.

RETORNO GRADUAL – Com o avanço da vacinação no Ceará – atualmente com 26,4% da população imunizada com a primeira dose e 11,8% com a segunda – e a cobertura dos servidores da educação na quarta fase do Plano Nacional de Imunização (PNI), o ofício em questão, assinado pelo reitor e pelos pró-reitores, balizará as deliberações institucionais sobre o retorno gradual das atividades presenciais na UFC.

Ele autoriza as chefias administrativas e acadêmicas a providenciar o retorno de servidores às atividades presenciais, obedecendo aos normativos oficialmente expedidos pelas autoridades executivas e sanitárias.

O documento traz algumas diretrizes para o planejamento seguro da retomada presencial, garantindo o cumprimento pleno da missão da Universidade, ao passo que envolverá todos para possibilitar um exercício seguro das funções. Medidas como revezamento de equipes e priorização, nas rotinas de trabalho presencial, de servidores que não apresentem fatores de risco para a covid-19 estão entre as recomendações.

O registro de frequência via sistema de ponto eletrônico deverá ser retomado também, conforme os horários, turnos e dias presenciais que serão fixados a critério de cada chefia.

Já no tocante ao retorno da parte acadêmica (cursos de graduação, pós-graduação e programas extensionistas), até que nova autorização seja emitida, deverá ser seguido o disposto no mais recente decreto estadual.

A Reitoria e a PROGEP informam, por fim, que a administração abrirá diálogo direto sobre o tema com o quadro de servidores para definir os termos do retorno presencial. O primeiro passo será a solicitação aos gestores das unidades administrativas, a ser feita nos próximos dias e via ofício, para elaborar e enviar à Reitoria planos de retorno gradual. Tais documentos deverão conter as diretrizes internas para a retomada das atividades administrativas nos locais de trabalho, respeitadas as orientações fornecidas pelas autoridades sanitárias.