Servidor da UFC lança livro de crônicas sobre patrimônio cultural brasileiro

Folclore, culinária, arquitetura, patrimônio histórico. Esses são alguns dos temas reunidos nas 50 crônicas que compõem o livro Inventário dos lugares do Brasil, de autoria de Renato Barros de Castro, servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará.

A obra, lançada pela editora Bestiário/Class, de Porto Alegre, é resultado de anos de viagem pelas cinco regiões do País. "O objetivo é fazer com que os brasileiros, em geral tão afeitos a conhecer outras nações, descubram o próprio País, que conta com uma diversidade repleta das mais variadas influências culturais e folclore riquíssimo", afirma o autor.

Capa do livro do servidor com desenho de um casarão antigo

Inventário dos lugares do Brasil tem apresentação de Virgílio Maia, da Academia Cearense de Letras, e do Prof. Luis Augusto Fischer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Alguns dos lugares apresentados no livro são retratados em ilustrações de Napoleão Torquato.

SOBRE O AUTOR – Renato Barros de Castro nasceu em 1982, no Ceará, e reside atualmente em Porto Alegre. É doutorando em Letras (Literatura Comparada) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve tese sobre narrativas de viagem e Bildungsroman, sob supervisão do Prof. Gerson Roberto Neumann. Mestre em Letras e graduado em Comunicação Social (Jornalismo), é autor dos livros de crônica Viagem a um Brasil insólito (Prêmio SECULT, 2015) e Geografia afetiva (Prêmio Milton Dias, 2011). Publicou, no campo da ficção, os livros O mistério de Frida Zeiden (contos), obra finalista do Prêmio SESC de Literatura 2016, e Inventário das sombras (romance). José de Alencar: entre o jornalismo e a ficção (EDIPUCRS, 2020) marcou sua estreia como crítico literário, mostrando o lado realista do maior autor do romantismo brasileiro, bem como trazendo a lume dois textos dele, então inéditos em formato de livro.

SOBRE O ILUSTRADOR  – Napoleão Torquato nasceu em Fortaleza (1983). É ilustrador, pintor e publicitário. Atuou como diretor de arte nas emissoras TV Cidade (afiliada da Rede Record) e Sistema Verdes Mares (afiliada da Rede Globo), além de ter integrado a equipe do estúdio Massive Black como artista conceitual.