[Nota da Reitoria] UFC 66 anos: um sopro de vida e conhecimento para o povo cearense

Hoje, 25 de junho, nossa querida Universidade Federal do Ceará completa 66 anos de instalação. Nessa tessitura de histórias, conquistas e desafios, carrega uma curiosa – e por que não bonita? – dualidade. Ao mesmo tempo que é jovem (diante da trajetória milenar de outras universidades), é um tradicional patrimônio do povo cearense; ao passo que é ousada e inovadora, é lugar de criar laços e pertencer por meio do afeto; na mesma medida em que é referência, também compreende, enquanto organismo dinâmico e mutável, que há sempre o que aprender e melhorar.

Somos parte de uma Instituição nascida do clamor popular e da iniciativa pioneira de personagens eternizados na história da educação, como nosso reitor fundador, Prof. Antônio Martins Filho. Fica registrada toda a nossa justa gratidão, também, à atuação de outras figuras fundamentais da chamada "pré-história" da UFC, como os professores Otávio Lobo, Prisco Bezerra, Andrade Furtado, Fernando Leite e Walter Cantídio.

UFC 66 anos

É preciso voltar ao passado, até o apagar das luzes de 1954, para compreender os ecos atuais da instalação oficial, que só ocorreria em junho do ano seguinte. Criada pela Lei nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, foi inicialmente formada pela Escola de Agronomia, pela Faculdade de Direito, pela Faculdade de Medicina e pela Faculdade de Farmácia e Odontologia. No presente, somos uma comunidade de mais de 40 mil pessoas, espalhadas em sete campi que se espraiam pela Capital e pelo Interior, abrangendo praticamente todas as áreas do conhecimento.

Esta Universidade foi a casa onde mais de 100 mil estudantes fizeram-se cientistas, professores, médicos, engenheiros, advogados, economistas, psicólogos e tantas outras das mais de 100 formações que abrigamos em nossos bancos. Foi o local abraçado por servidores docentes e técnico-administrativos para desenvolver suas atividades laborais, às quais se dedicam com motivação e afinco. Foi o ambiente onde muitas pessoas aprenderam a falar diferentes línguas do mundo, dele partindo para se tornarem cidadãs globais.

Nossa atmosfera de pesquisa e inovação foi o cenário que favoreceu descobertas relevantes na área de propriedade intelectual, como o consórcio interinstitucional que culminou na criação do Elmo, capacete de respiração assistida que tem feito toda a diferença na presente pandemia. Outro exemplo é o uso biológico da pele de tilápia, cuja aplicação já é uma realidade em cosméticos, cirurgias e tratamentos de pessoas e animais. Completando a tríade ensino-pesquisa-extensão, a UFC também constituiu-se, desde seus primeiros anos, em um centro de educação vocacionado para transformar vidas, por meio da ação direta sobre os principais problemas de nossa sociedade.

Celebramos a efeméride dos 66 anos, mas também outros excelentes augúrios: o fato de termos, por mais um ano, o melhor desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, entre universidades públicas e privadas do Norte e Nordeste do País. Nosso avanço de seis posições entre as melhores universidades da América Latina na edição 2021 do QS Latin America Universities Ranking. A baliza de 9 cursos de graduação situados entre os 10 melhores do Brasil em suas áreas, segundo o último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O orgulho de ter 14 professores entre os cientistas mundiais mais influentes, de acordo com a prestigiada revista científica Plos Biology. Esses marcos coletivos, somados às conquistas individuais que cada um desenha em sua trajetória trilhada dentro da UFC, é que constituem a beleza e a força do que ela representa.

Na simbologia bíblica, o seis é o número da criação; segundo o livro do Gênesis, foi no sexto dia que Deus soprou a vida no homem. Que, neste aniversário que traz não apenas um, mas dois seis, nossa Universidade siga criando vida, soprando sonhos e espalhando conhecimentos. Parabéns a toda a UFC!

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Reitor