PRAE realiza Jornada de Iniciação Acadêmica de 28 a 30/06 em edição on-line para bolsistas da BIA

Atenção estudantes recém-aprovados na seleção da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA). A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará promove, de segunda-feira (28) a quarta-feira (30), a edição on-line da Jornada de Iniciação Acadêmica (JOIA) 2021. A transmissão será pelo canal da UFCTV no YouTube.

O evento é para a acolhida dos novos bolsistas e a programação consta de palestras, vivências e repasse de informações sobre a bolsa e outros benefícios oferecidos pela Universidade através da PRAE. É uma oportunidade também para os alunos expressarem expectativas e esclarecerem dúvidas.

Imagem: ilustração do globo terrestre com foguete circulando em volta dele

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, considera a JOIA uma importante atividade de integração, "principalmente neste momento de pandemia, é muito importante esse contato porque a maioria dos alunos nunca havia entrado na Universidade". Ela acredita que será um evento bem participativo, contribuindo para a UFC compreender também a demanda dos estudantes e, assim, poder ser "o mais responsiva possível às expectativas dos alunos".

A PRAE informa que a presente edição da jornada terá programação unificada para todos os campi. Com exceção do segundo dia, quando os campi terão programação separada e, para esse dia, o envio do link de acesso será feito pela equipe de cada campus.

Confira a programação da JOIA 2021:

28/6/2021
14h a 16h – Tema: Conhecendo a assistência estudantil da UFC, com a pró- reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo

29/6/2021*
Tema: Conhecendo a Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA 2021), com equipe da Divisão de Benefícios (DIGEB ) – Campus de Fortaleza.
9h30 a 11h – Público: estudantes recém-ingressos
14h a 17h – Público: estudantes do eixo UFC Integra
* Reforçando que, neste dia, a programação dos campi do Interior ocorrerá à parte e com horários diferenciados acima também por público.

30/6/2021
10h a 11h – Tema: Cuidados com a saúde mental e meditação, com Pedro Câmara, psicólogo da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE)
14h a 16h – Tema: Desempenho acadêmico: possibilidades diante de desafios, com Tatiane Régis e Carla Duarte, psicopedagogas da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE)

FORMULÁRIOS – Ainda nesta sexta-feira (25), estarão disponíveis no site da PRAE os formulários de opção dos projetos contemplados pela BIA. Os bolsistas poderão indicar aqueles que mais lhes interessam e os orientadores de projetos poderão também indicar os bolsistas que desejam que ingressem ou permaneçam em seus projetos. O prazo para o preenchimento vai até o próximo dia 30.

A PRAE esclarece que a indicação não gera uma alocação obrigatória no projeto apontado, seja pelo orientador, seja pelo bolsista. As indicações visam facilitar as alocações e a equipe tentará respeitar ao máximo os pedidos dos orientadores e bolsistas.

ACESSIBILIDADE – A PRAE chama ainda a atenção dos bolsistas para uma oportunidade especial: um projeto na Secretaria de Acessibilidade voltado a estudantes que saibam libras e tenham feito o Curso de Formação de Intérprete. Serão ofertadas oito bolsas de iniciação acadêmica e os alunos que têm interesse podem indicar esse projeto no formulário.

NOVA EDIÇÃO EM JULHO – Um esclarecimento da PRAE é que, como foi aberto um prazo excepcional de recursos com entrega de documentação referente ao processo seletivo da BIA, está prevista uma segunda edição da JOIA para julho. Essa primeira, que ocorre na próxima semana, é destinada aos alunos já deferidos no processo seletivo.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.