Assinado convênio com a Universidade de Salento, na Itália; estudos costeiros e ambientais serão foco inicial

A Universidade Federal do Ceará celebrou, nesta sexta-feira (25), convênio de cooperação com a Universidade de Salento (Università del Salento), na Itália. Com perfis parecidos (universidades jovens, situadas em regiões turísticas e, atualmente, bastante focadas em internacionalização), as duas instituições já vislumbram parcerias promissoras.

Da UFC, participaram da solenidade virtual o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Rodrigo Rego; a diretora do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Profª Maria Ozilea Bezerra Menezes; a vice-diretora do LABOMAR, Profª Lidriana Pinheiro, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas e Tropicais da UFC, Prof. Luis Ernesto Bezerra.

Já da UniSalento, participaram o reitor, Prof. Fabio Pollice, e dois docentes do Departamento de Ciência e Tecnologia Biológica e Ambiental da instituição: Prof. Sergio Rossi e Prof. Ludovico Valli.

Assista matéria da UFCTV e veja detalhes sobre o convênio:

O encontro foi aberto com uma apresentação institucional de cada universidade, onde foram compartilhadas informações sobre infraestrutura, áreas de atuação, cotidiano universitário, destaques de pesquisa e dados de internacionalização.

O Prof. Sergio Rossi, que já foi professor visitante na UFC, no Departamento de Geografia, fez menção ao fato de a Universidade ser uma das mais importantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil e afirmou ter sido muito bem recebido em sua passagem por Fortaleza e pela UFC. "Agora, com a pandemia de covid-19, aprendemos novos meios de nos aproximar e fazer intercâmbio de conhecimentos. Aprecio muito os esforços da Instituição e estou certo de que faremos grandes coisas juntos", declarou o pesquisador.

A Profª Ozilea Menezes saudou "as futuras relações com estudantes, docentes, investigadores e corpo técnico da Universidade de Salento, que estarão, em breve, partilhando conhecimentos conosco". Ela destacou que as universidades são, por característica, fiéis depositárias e transmissoras de saberes que promoverão uma recuperação do mundo pós-pandemia.

"Esta será uma parceria de sucesso, e desejo que a UFC e a UniSalento possam desenvolver projetos na área da ciência, tecnologia e cultura, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e da Itália. Nossa academia encontra-se de braços abertos para a acolher e integrar", expressou.

Para o reitor Cândido Albuquerque, o acordo internacional possibilitará às duas universidades avançar. "Será muito bom trabalhar junto com uma universidade de prestígio como a UniSalento. Tenho certeza de que essa junção de nossas universidades trará grandes resultados, pois as universidades são o principal motor para o rompimento de fronteiras no conhecimento", disse o dirigente máximo, acenando para a possibilidade futura de encontros presenciais entre dirigentes e pesquisadores das instituições. "Já que, por enquanto, infelizmente a pandemia não permite".

A assinatura do acordo também foi celebrada pela pós-graduação do LABOMAR, representada pelo seu coordenador, Prof. Luis Ernesto Bezerra: "É uma grande parceria, que será muito importante para nossos estudantes e professores. Estamos na Década dos Oceanos, declarada pela Organização das Nações Unidas. Vamos trabalhar muito juntos nisso".

O reitor da UniSalento disse ser um grande prazer encontrar a equipe da UFC, ainda que virtualmente. Também acrescentou ser o Brasil um país extraordinário e muito amado pelo povo italiano. "É com grande interesse e entusiasmo que ampliamos as possibilidades de troca com a UFC. Apesar de tudo, a pandemia trouxe grandes oportunidades e encurtou distâncias. Espero que em breve possamos ir ao Brasil para nos encontrar pessoalmente e vice-versa", declarou o Prof. Fabio Pollice.

Imagem: Print de reunião virtual entre reitores e equipes da UFC e da Universidade de Salento, com o reitor Cândido Albuquerque em primeiro plano. (Foto: Ribamar Neto)

Já o Prof. Ludovico Valli, que, assim como o Prof. Sergio Rossi, atua em uma área análoga à do LABOMAR, explicou que o presente convênio é "uma bela aproximação entre as instituições de ensino e que todos da UFC serão muito bem-vindos em Lecce (cidade onde se localiza a UniSalento) para projetos, atividades e outras colaborações com estudantes e pesquisadores".

Responsável pela construção, junto com o LABOMAR, do documento que oficializa o convênio, a PROINTER assinalou o momento como um passo sólido na direção de uma das metas mais importantes do atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): a expansão do processo de internacionalização.

"A partir de uma experiência de ensino remoto agora durante a pandemia, vimos que podemos construir um relacionamento muito forte, oferecer disciplinas conjuntas, talvez pensar em uma pós-graduação em parceria. É uma grande satisfação participar desta assinatura e parabenizo os professores Sergio, Ozilea e Lidriana por fazer essa ponte", afirmou o Prof. Augusto Albuquerque.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a assinatura do convênio

SOBRE A UNISALENTO – A Universidade de Salento (Università del Salento) é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Lecce, região da Puglia, no sul da Itália. Com a mesma idade que a UFC (ambas foram implantadas em 1955), chamava-se, até 2007, Università degli Studi di Lecce. Está situada na faixa 251-275 entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education. Desde 2005, é uma das instituições líderes do Centro Euro-Mediterrâneo para Mudanças Climáticas (CMCC).