Projeto de extensão CineFilos, do Campus de Sobral, debate filosofia no cotidiano a partir do cinema

Maternidade, saúde mental, religião, amizade, machismo e até compartilhamento de dados na Internet. Tão presentes em nosso cotidiano, esses são também alguns dos muitos temas que já foram debatidos no CineFilos, projeto de extensão do Curso de Psicologia do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral. O projeto existe há 13 anos e já realizou mais de 120 debates a partir do cinema.

A idealizadora e coordenadora do CineFilos, Profª Rita Helena Gomes, explica qual é o principal objetivo do projeto. "Nos nossos encontros, procuramos incentivar debates críticos que não precisam ter o nome de filosofia, mas que sejam discussões que efetivamente convidem as pessoas a filosofar".

Projeto de Extensão CineFilos

Os debates do CineFilos são abertos ao público e ocorrem a cada duas semanas, nas segundas-feiras, às 17h, de forma on-line por meio da plataforma Google Meet. O próximo encontro, nesta segunda-feira (28), traz para debate o filme A morte e a vida de Marsha P. Johnson, com o link disponível no perfil do projeto no Instagram (@extensaocinefilos). Os próximos debates já têm data marcada: 19 de julho e 2, 16 e 30 de agosto.

FILOSOFIA PARA NÃO FILÓSOFOS – A Profª Rita Helena lembra que a ideia de realizar o projeto teve início quando ela entrou na Universidade como professora do setor de Filosofia Geral, no Campus de Sobral, onde não há um curso de filosofia. "Isso me colocou, desde o começo, diante do desafio de dar aulas de filosofia para não filósofos ou pessoas que, a princípio, não têm interesse pronunciado pela filosofia. Então, comecei a pensar muito nisso e em como a filosofia é muito próxima e muito necessária às questões diárias", conta a idealizadora.

A partir dessa ideia, a coordenadora iniciou o CineFilos, levando exibição de filmes, seguida de debates, a turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em uma parceria firmada entre o projeto e o Serviço Social do Comércio (SESC) de Sobral. Ao longo desses 13 anos de existência, a iniciativa esteve presente em diversos locais, dentro e fora da Universidade, como bairros periféricos de Sobral, por meio do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Bolsista do projeto há três anos e estudante do Curso de Psicologia, Luiz Victor Albuquerque aponta o que mais lhe chamou a atenção na ação de extensão: "Para quem está entrando na Universidade, o CineFilos aparece ali como algo bem de início porque você vai aprendendo, de uma forma bem leve, o que é o fazer da extensão dentro da Universidade".

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o CineFilos

EXTENSÃO NA PANDEMIA – Desde maio do ano passado, por conta da pandemia de covid-19, o CineFilos vem realizando os debates de forma on-line e aberta ao público. A idealizadora do projeto, Profª Rita Helena Gomes, relata que a realização remota do projeto, apesar de trazer dificuldades como a impossibilidade de exibição dos filmes antes do debate, tem seus pontos positivos. Um deles é poder reunir pessoas de diversos locais em torno das discussões.

O administrador e economista Marcelo Calais participa assiduamente dos encontros e enaltece essa reunião: “Para mim, é incrível ouvir, sentir e entender como pessoas diferentes pensam. Como isso abre oportunidade de saber que não somos únicos e que nossas opiniões têm que ser respeitadas. Ouvir a forma como pensam e como chegaram a essa conclusão amplia o espectro de visão.”

O bolsista Luiz Victor Albuquerque explica como os filmes e os temas são escolhidos. "Hoje, temos o perfil no Instagram, em que a gente pergunta aos nossos seguidores indicações de filmes e de temas para serem debatidos. A gente vai fazendo uma lista de filmes que podem ser relacionados a alguns temas, mas dando preferência sempre aos assuntos mais ligados à nossa realidade, ao nosso cotidiano."

Além da votação para escolher os filmes e os temas dos encontros, o perfil do CineFilos no Instagram divulga, dias antes da data do debate, qual filme foi escolhido e o link onde a discussão irá acontecer.

Fonte: Profª Rita Helena Gomes, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral e coordenadora do projeto de extensão CineFilos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.