I Jornada do Conhecimento sobre Calçado Inclusivo tem início nesta quarta (30) em formato virtual

Tem início nesta quarta-feira (30), às 17h, a I Jornada do Conhecimento sobre Calçado Inclusivo. Com o objetivo de discutir novos caminhos no mundo da moda, com foco no desenvolvimento de calçados específicos para pessoas com hanseníase e diabetes, a iniciativa contará com oito encontros virtuais sobre a temática. Para participar via Google Meet, os interessados podem inscrever-se via formulário eletrônico

O primeiro tema a ser discutido, nos dias 30 de junho e 7 de julho, será "Entendendo a hanseníase e suas implicações no desenvolvimento do calçado", com a Profª Sacha Nogueira, coordenadora da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Imagem: Além das palestras e debates, a jornada terá um workshop de confecção do calçado inclusivo (Imagem: Divulgação)

Nos dias 14 e 21 de julho, ocorrerá o debate sobre "Prevenção de incapacidades, alterações motoras e análise postural", com Francisco de Assis Duarte, fisioterapeuta e diretor do Centro de Convivência Antônio Diogo. Em seguida, nos dias 28 de julho e 4 de agosto, é a vez do tema "Calçado inclusivo: cenários e materiais", a ser abordado pelo fisioterapeuta e diretor do CEPROF Ortopédicos, Klayton Nojosa.

Encerrando a jornada, nos dias 11 e 18 de agosto, consta do programa o workshop de confecção do calçado inclusivo, com o designer e professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Clésio de Lacerda.

O evento é uma promoção do projeto de extensão Design Inclusivo, do Curso de Design-Moda da UFC, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e apoio da Universidade Federal do Cariri (UFCA), do Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD) e da NHR Brasil, organização internacional que desenvolve ações de combate à hanseníase. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ouça também noticia da rádio Universitária FM sobre o evento

Fonte: Profª Araguacy Filgueiras, do Curso de Design-Moda – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.