Comitiva da administração superior visita obras em laboratórios e equipamentos no Campus do Pici

Com o objetivo de conferir in loco a situação de obras em andamento no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, uma comitiva da administração superior da Universidade Federal do Ceará visitou, na manhã de hoje (9), sete obras em execução. O tour foi capitaneado pelo reitor, Prof. Cândido Albuquerque, com a supervisão técnica do superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental, o engenheiro Eduardo Palheta. Participaram o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo.

Imagem: Reitor em canteiro de obras

Os demais presentes à visita foram o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcos Vinícius Machado; o coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação, Prof. Rafael Bráz; o coordenador de Obras e Projetos da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), Renato Guerreiro; o diretor da Divisão de Obras da UFC Infra, Valdênio Vieira, e outros servidores vinculados à UFC Infra.

A visita técnica começou pela obra do Laboratório de Beneficiamento de Grãos, localizado no Centro de Ciências Agrárias (Bloco 830). No galpão, está sendo executada reforma completa com drenagem de contorno, orçada em cerca de R$ 1,27 milhão. Em seguida, o grupo dirigiu-se ao canteiro da obra de construção do bloco administrativo do Departamento de Engenharia de Produção, parada desde 2016 e cuja retomada foi estimada em R$ 1,63 milhão.

Confira entrevista do superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental, o engenheiro Eduardo Palheta, à UFCTV:

Indagado sobre o que pode ter causado tal intervalo na execução de algumas das construções, o Prof. Almir Bittencourt explicou ter sido uma reação em cadeia começada em 2014, quando foi anunciado o primeiro de uma série de cortes no orçamento federal para a educação. "Foram iniciadas muitas obras ao mesmo tempo, e os cortes que vieram impactaram a continuidade. Infelizmente, a sustentabilidade ficou comprometida", esclareceu o pró-reitor de Planejamento e Administração. Ele contou que várias delas foram pensadas durante a explosão de recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Houve inclusive a aquisição de mobiliário ainda no auge do programa, que ficou aguardando até o presente momento pela conclusão dos prédios onde seriam instalados.

Prosseguindo com a inspeção, a comitiva passou ainda pelos canteiros do Laboratório de Eficiência Elétrica em Força Motriz (LAMOTRIZ), cuja conclusão foi orçada em torno de R$ 470 mil; dos vestiários e fachadas do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), obra estimada em R$ 594 mil; e pela já quase concluída obra do Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), cuja finalização custou aos cofres da UFC em torno de R$ 732 mil. Os convidados aproveitaram para conhecer a pista de atletismo do IEFES, que, segundo o coordenador de obras da UFC Infra, Renato Guerreiro, está pronta para receber a pintura das faixas e os equipamentos de lançamento de dardos.
Imagem: Reitor e equipe no Laboratório de CereaisA visita foi encerrada no Laboratório de Cereais, Raízes e Tubérculos, do Centro de Ciências Agrárias. No local, os membros da administração foram recebidos pela coordenadora, Profª Dorasilvia Ferreira Pontes. Orçada em R$ 72 mil, a reforma do espaço contemplou a readequação de instalações elétricas e hidrossanitárias, com troca de revestimentos, bancadas e portas. "O valor desse laboratório, se a Universidade fosse adquirir tudo novo, seria de cerca de 3 milhões de reais. Com a reforma do ambiente, podemos voltar ao funcionamento pleno, pois aqui tem equipamentos que duram para uma vida. Alguns deles custam 50 mil euros hoje. Temos uma excelente relação com toda a cadeia produtiva do trigo local, inclusive as aulas da escola industrial da M. Dias Branco ocorrerão aqui, por meio de parceria", relatou a doutora em Tecnologia de Cereais, que já soma 41 anos de dedicação à UFC.

O reitor tem feito questão de fiscalizar o andamento de obras com uma periodicidade de 45 a, no máximo, 60 dias. "São equipamentos fundamentais para a ampliação e reforço da infraestrutura de pesquisa da Universidade; alguns deles estavam com a construção ou reforma parados há mais de seis anos, isso é inadmissível. Estamos trabalhando para entregar todas este ano, e já teremos uma leva de inaugurações em agosto", antecipou o Prof. Cândido Albuquerque.