UFC Inclui realiza censo para identificar condições de deficiência de alunos até 30 de julho

A Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC Inclui) realiza, até 30 de julho, a oitava edição do Censo dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. O levantamento pretende colher dados específicos a respeito das condições de deficiência dos estudantes de graduação da UFC.

Também serão investigadas as formas de aprendizagem dos alunos a partir de suas vivências no ensino básico e das interações com as tecnologias, a fim de contribuir com os docentes da Universidade na elaboração de estratégias didático-metodológicas.

Imagem: mulher cega andando no corredor da Reitoria da UFC com um bastão

"O censo tem como objetivo conhecer o público-alvo da educação especial na perspectiva inclusiva e, a partir da localização dos estudantes e do levantamento de suas demandas específicas, contribuir para uma melhor organização de estratégias de adaptação e acolhimento e para a própria política de acessibilidade institucional, com vistas à garantia da permanência exitosa desses estudantes em nossa Universidade", explica Davi Cândido, técnico em assuntos educacionais da UFC Inclui.

ETAPAS – Coordenado pela Divisão de Apoio Pedagógico e Formação para a Acessibilidade, o levantamento ocorrerá, de forma descentralizada, em duas etapas: na primeira, os agentes de acessibilidade, servidores que atuam como extensão da Secretaria de Acessibilidade nas unidades acadêmicas, devem enviar uma planilha com os dados dos estudantes para as coordenações de curso, solicitando atualização das informações de contato e situação de matrícula.

Atualizada a planilha pelas coordenações, os agentes enviarão aos alunos um formulário eletrônico para a coleta de dados pormenorizados a respeito da condição específica de cada estudante.

A divulgação dos dados consolidados do Censo dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva está prevista para novembro deste ano. Em caso de dúvida no processo, os estudantes podem acionar a Secretaria de Acessibilidade através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou os agentes de acessibilidade de suas respectivas unidades acadêmicas.

Fonte: Divisão de Apoio Pedagógico e Formação para a Acessibilidade – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.