Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Agência UFC: Inverno ou verão? Como a época do ano impacta a poluição do ar em Fortaleza

Pesquisadores de três laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Universidade Federal do Ceará, coletaram amostras de cinco pontos de Fortaleza para avaliar a qualidade do ar e os impactos das variáveis meteorológicas e urbanas e seus riscos para a saúde em uma cidade com latitudes próximas à Linha do Equador.

O estudo se concentrou em analisar as quantidades de material particulado (MP) e de BTEX, ambos compostos com materiais que a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer considera carcinogênicos. O material particulado é um complexo de sólidos e líquidos que fica em suspensão no ar. Já o BTEX é um grupo de compostos orgânicos voláteis que inclui benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno. Desses, apenas o benzeno é considerado cancerígeno.

Imagem: vista aérea da avenida Aguanambi, um dos locais analisados na pesquisa

Para fazer o levantamento, os pesquisadores coletaram o ar de cinco locais diferentes de Fortaleza nos períodos de maio-junho e setembro-outubro de 2015. Como resultado, viu-se que os níveis de material particulado são equivalentes aos de outras cidades com grau de urbanização e industrialização que vai de médio a alto. Já os níveis de benzeno ficam em grau abaixo.

Os pesquisadores também identificaram uma variação sazonal muito grande no caso dos níveis de BTEX. As concentrações desse tipo de partícula crescem muito no período chuvoso do ano (maio-junho), ao passo que diminuem nos períodos secos. Essa situação não se repete com o material particulado, cuja variação não depende muito da estação do ano.

Os achados completos da pesquisa estão disponíveis em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a pesquisa

Fonte: Prof. Rivelino Cavalcante, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300