Docente da Matemática é um dos 12 contemplados em seleção nacional do Instituto Serrapilheira

O Prof. Rafael Montezuma Pinheiro Cabral, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, foi contemplado na 4ª chamada pública do Instituto Serrapilheira. O resultado do processo seletivo foi divulgado nessa quinta-feira (15) no site do Instituto e premiou 12 cientistas brasileiros. Ao todo, foram 505 projetos de pesquisa inscritos de todo o País nas áreas de Química, Matemática, Geociências, Física, Ciências da Vida e Ciência da Computação. O projeto do docente da UFC é um dos dois selecionados na categoria de Matemática.

Imagem: Foto do Professor Rafael Montezuma, um homem branco, usando uma blusa social verde, e ao fundo uma árvore com folhas verdes

Pelos próximos três anos, o Instituto Serrapilheira irá financiar, com recursos da iniciativa privada, o projeto "New perspectives of the min-max theory for the area functional" (Novas perspectivas da teoria min-max para a função área, na tradução para o português). A pesquisa coordenada pelo Prof. Rafael Montezuma envolve problemas variacionais em geometria diferencial e o estudo de superfícies mínimas. Segundo o docente, apesar desse campo específico da Matemática existir há cerca de 250 anos, na última década houve uma renovação de técnicas e de novos direcionamentos, fazendo florescer a pesquisa sobre o tema.

No projeto contemplado há previsão de verbas para conferências, visitas acadêmicas e para a colaboração com pesquisadores de centros nacionais, como o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e internacionais, como as Universidades de Princeton e de Chicago, nos Estados Unidos. Também está prevista a contratação de um pesquisador de pós-doutorado para atuar na UFC sob a supervisão de Montezuma, além da realização de cursos, intercâmbios e de outras ações que irão beneficiar os estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática.

"Pretendemos convidar jovens pesquisadores e pesquisadores de renome para movimentar e enriquecer o ambiente do Departamento de Matemática, trazendo outras pessoas de fora com conhecimentos diferentes. Vamos poder interagir mais com pessoas de outros centros, de centros internacionais, interessados em problemas desse tipo", comenta Rafael Montezuma.

CURRÍCULO – O Prof. Rafael Montezuma possui doutorado (2015) e mestrado (2011) em Matemática pelo IMPA e é graduado em Matemática pela UFC (2009). Entre os anos de 2015 e 2020, fez o pós-doutorado na Universidade de Princeton (EUA), no Imperial College London (Reino Unido) e na Universidade de Massachusetts (EUA). É professor efetivo do Departamento de Matemática da UFC desde julho de 2019.