ENADE 2021 será aplicado em 14 de novembro; inscrições vão até 8 de agosto

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021 será aplicado, no dia 14 de novembro, aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes (ingressantes e concluintes, como detalhado no Edital nº 36/2021) a partir desta segunda-feira (19), no Sistema ENADEO prazo se encerra em 8 de agosto.

As principais datas, diretrizes e procedimentos do ENADE foram anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio do Edital nº 36/2021, publicado na 13 de julho, no Diário Oficial da União.

Imagem: As inscrições para esta edição do ENADE ocorrem de 19 de julho a 8 de agosto (Foto: Divulgação)

Na Universidade Federal do Ceará, 42 cursos participam do exame. A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa que os alunos ingressantes em 2021 precisam ser inscritos para no ENADE, ficando dispensados de participar da prova. Já para os concluintes a participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.

Nesta segunda-feira (19), a partir das 10h, ocorre a primeira reunião com as coordenações de curso, via Google Meet. Posteriormente, será divulgado o cronograma de sensibilização da COPAV nas unidades acadêmicas.

Esta edição do ENADE contempla cursos previamente enquadrados e vinculados às áreas que compõem o ano II do ciclo avaliativo: bacharelados nas áreas de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; licenciaturas nas áreas de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; além de cursos superiores de tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

ENQUADRAMENTO – Além das inscrições dos estudantes, outras três fases do ENADE 2021 também estão com prazos abertos: enquadramento dos cursos, cadastro das informações de contato pelos estudantes concluintes e alteração do local de prova de estudantes de cursos na modalidade a distância ou em mobilidade acadêmica.

O enquadramento dos cursos deve ser feito por representantes das instituições de educação superior, os chamados procuradores educacionais institucionais. Nessa etapa, as instituições vinculam seus cursos às áreas de avaliação do ENADE correlacionadas aos respectivos projetos pedagógicos, com base nas Diretrizes de Prova publicadas no portal do INEP.

CADASTRO – A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Após a inscrição dos coordenadores, os estudantes concluintes habilitados para o ENADE 2021 também devem preencher o cadastro de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social pode fazer essa solicitação entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema ENADE.

ENADE – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Mais informações, como relação de cursos participantes, cronograma completo e legislação pertinente ao exame, podem ser consultadas no site do ENADE na UFC.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do INEP.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.