Pesquisa e Pós-Graduação divulga resultado da seleção de propostas para professor visitante

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará divulgou o resultado do Edital n° 10/2021, que dispõe sobre a seleção de propostas para professor visitante nacional ou estrangeiro. Ao todo, serão distribuídas 40 vagas para as 36 propostas selecionadas por ordem crescente de prioridade.

Imagem: Miniatura de avião e bússola sobre mapa-mundi

Um dos objetivos da seleção é trazer para a Universidade professores pesquisadores de competência e capacidade comprovadas, provenientes de outros centros de ensino, pesquisa e inovação do País e do exterior, que possam contribuir para a excelência das atividades desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto sensu, laboratórios de pesquisa e equipamentos de inovação da Universidade, com foco na inserção internacional e na inovação tecnológica e social.

A Profª Geanne Matos, titular da Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG, explica que entre os selecionados estão pesquisadores de nível sênior, pleno, júnior e jovem doutor, brasileiros e estrangeiros, e que "a ideia é que esses professores tragam projetos inovadores, se insiram nas pesquisas da UFC e alavanquem nossos programas de pós-graduação. Com a expertise e experiência deles, melhorarão a qualidade de nossas publicações e a promoverão a internacionalização da Universidade, além de propiciar colaborações entre a UFC e as instituições de origem desses profissionais".

"A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 15 milhões, oriundos de orçamento próprio da Universidade, para a contratação e manutenção dos vínculos com os profissionais durante os 24 meses de contrato. Os pesquisadores irão colaborar em diversas áreas do conhecimento. Na linha 1, voltada principalmente para a pós-graduação, a maior parte das propostas são de ciências exatas e humanas e das engenharias, mas há propostas aprovadas nas áreas de ciências sociais, biológicas, da saúde, agrárias e também em outras linhas", destaca o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Prof. Rodrigo Porto fala sobre as propostas aprovadas na seleção:

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.