Inscrições reabertas para bolsas do PIBIC-EM: orientadores podem submeter propostas até 8/08

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), lançou o Edital nº 11/2021, com inscrição de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). O programa ocorre através de convênio entre a UFC e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A atual seleção foi reaberta por motivo de vagas remanescentes do edital anterior, e as inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto.

Imagem: O PIBIC-EM é voltado para alunos do ensino médio da rede pública desenvolverem atividades de pesquisa sob a orientação de professores com vínculo permanente na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Conforme o edital, serão ofertadas cinco bolsas remuneradas e cinco bolsas voluntárias com vigência de 12 meses (2021-2022). O PIBIC-EM é voltado para alunos do ensino médio da rede pública desenvolverem atividades de pesquisa sob a orientação de docentes com vínculo permanente na UFC. O bolsista deverá estar regularmente matriculado no ensino médio ou profissional da rede pública e estar cursando, no máximo, o penúltimo ano do ensino médio quando da adesão ao PIBIC-EM. Outros critérios para os bolsistas incluem o de não ter vínculo empregatício e de não estar participando de outro projeto de pesquisa.

As inscrições para a seleção do PIBIC-EM devem ser realizadas pelos docentes da UFC que desejam participar do programa. Os professores devem possuir o título de doutor ou de livre-docente, preferencialmente ser bolsistas de produtividade do CNPq e ter regime de dedicação exclusiva (DE) ou de 40 horas semanais de trabalho no magistério superior da UFC.

Cada orientador deverá encaminhar, em formato PDF e no prazo estabelecido, todos os documentos exigidos no edital para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A ficha de inscrição, a ficha de pontuação e o roteiro do projeto de pesquisa estão disponíveis na página do programa

Fonte: Profª Geanne Matos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.