Encontros Universitários 2021 terá editais lançados em 2 de agosto; evento ocorre em dezembro

Os Encontros Universitários (EU) 2021 da Universidade Federal do Ceará, um dos maiores e mais importantes eventos da Instituição, já têm data marcada: de 1º a 3 de dezembro, nos campi de Fortaleza e do Interior. O formato será novamente virtual, e os editais, com todos os detalhes sobre submissão de trabalhos, serão lançados no próximo dia 2 de agosto, no site oficial dos EU 2021 (a ser divulgado em breve).

Imagem: Identidade visual dos EU 2021 tem a marca do evento e a ilustração da saudação e duas mãos apertadas

Com o tema "Ciência e sociedade se encontram na Universidade", os Encontros de 2021 lançam luz sobre a importância crucial da ciência e da educação para a superação de desafios comuns à sociedade, principalmente no contexto da crise sanitária. Além disso, chama a atenção sobre como a ciência permeia todo o processo formativo dos estudantes, imbricando-se no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação tecnológica.

"Por todo o contexto em que vivemos, a gente tinha de chamar a atenção para a ciência. Ela andava meio esquecida, mas com a pandemia de covid-19, todos passaram a enxergar a sua importância. A ciência não está só na pesquisa em si. Ela começa no ensino, nos bancos da Universidade, e passa também pela extensão e pela inovação tecnológica. A extensão, por exemplo, é a aplicação da ciência, levando os benefícios para a sociedade, em todas as áreas do conhecimento", explicou a coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Profª Geanne Matos, que está à frente da organização do evento.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre os EU 2021

NOVIDADES DA EDIÇÃO – Os EU 2021 trarão, entre as principais novidades, a premiação dos melhores trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. O Prêmio UFC, Ciência e Sociedade terá um edital próprio, contendo as regras de inscrição, ainda a ser lançado. O tipo de premiação está sendo discutido e será divulgado em breve. "É um estímulo a mais para a participação da comunidade acadêmica", avaliou a Profª Geanne.

Imagem: "Ciência e sociedade se encontram na Universidade" é o tema da edição de 2021

Outra novidade são as sessões temáticas, com quatro novos eixos nos quais os estudantes poderão inscrever trabalhos. As sessões deste ano são:

1. Cultura, arte e formação universitária
2. Ciências e biotecnologia
3. Educação e inovações pedagógicas
4. Políticas públicas e direitos humanos
5. Saúde e bem-estar
6. Sustentabilidade, energias renováveis e economia do mar
7. Tecnologia da informação, comunicação e linguagens
8. Tecnologias para transformação social, inclusão digital e acessibilidade (nova)
9. Economia criativa, colaborativa e sustentável (nova)
10. Doenças emergentes ou negligenciadas (nova)
11. Biodiversidade, ecossistemas e mudanças climáticas (nova)

O evento trará, ainda, uma programação repleta de palestras e atividades culturais. Esta é a segunda edição dos Encontros Universitários neste ano, uma vez que a edição de 2020 ocorreu somente no último mês de março, devido à pandemia.

Encontros Universitários 2021
Data do evento: 1º a 3 de dezembro (em Fortaleza e no Interior)
Lançamento dos editais: 2 de agosto
Organização: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)