Profissionais de cinema de animação lançam Anima 50 na programação de 50 anos da Casa Amarela

Anima 50 é mais um destaque na programação dos 50 anos da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma série de 10 micro-curtas animados produzidos por profissionais de cinema de animação convidados com curadoria de Mariana Medina e Telmo Carvalho. O primeiro vídeo é da Tusche Produções e presta homenagem ao cineasta, advogado, poeta de vanguarda, professor e fundador da Casa Amarela, Eusélio Oliveira. Confira abaixo:

Seguindo a estreia desse primeiro, à medida que os demais vídeos em produção forem lançados, terão veiculação no canal da Casa Amarela no YouTube e no perfil da CAEO no Instagram (@casaamarelaufc).

SOBRE OS CURADORES – Mariana Medina é ex-professora do Curso de Cinema de Animação da CAEO. Atualmente é produtora de cinema de animação, sócia-diretora, produtora e roteirista da Tusche Produções e está produzindo o longa-metragem Todo mundo já foi pra Marte, sobre o cotidiano dos animadores do Ceará durante a pandemia. O projeto do filme foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Telmo Carvalho é um dos fundadores e foi coordenador, por quase 20 anos, do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) da Casa Amarela. Tem especialização em Cinema de Animação pela EMBRAFILME e National Film Board of Canada e trabalha com formação de jovens e adultos em cinema de animação, tendo participado da capacitação de mais de 3 mil estudantes em projetos como o Compartilha Animação, realizado pela CAEO. Atualmente Telmo dirige o longa-metragem de animação Todo mundo já foi pra Marte, em fase de produção.

SAIBA MAIS – A Casa Amarela Eusélio Oliveira é um equipamento cultural da UFC, vinculado à Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE). Foi inaugurada em 17 de junho de 1971 e, nessa trajetória de 50 anos, tem sido um marco como espaço de formação com a oferta de cursos nas áreas de fotografia, cinema e cinema de animação, de onde saíram renomados profissionais. Destaca-se também como espaço de divulgação de produções audiovisuais, colaborando na formação de plateias. Sediada no Campus do Benfica, a CAEO conta com o Cine Benjamin Abrahão, salas de aula e ilha de edição, além do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA).

A Casa dá apoio institucional, há 30 anos, ao Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O festival começou como Vídeo Mostra Fortaleza, evento local idealizado pelo professor e cineasta Eusélio Oliveira, em 1991, e hoje é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos principais festivais de cinema do Brasil.