Cartilha "Turma da Risca" aborda preservação dos ambientes marinhos para público infantil

Com atividades lúdicas voltadas ao público infantil visando ao desenvolvimento de habilidades como o combate à poluição marinha e a identificação da pesca ilegal, a cartilha Turma da Risca foi lançada no último dia 27 de julho pela Secretaria do Meio Ambiente do (SEMA), marcando o início da Década do Oceano no Ceará.

A publicação é fruto da colaboração entre o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, o Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), o projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar) e a própria SEMA.

Imagem: capa da cartilha onde se vê ilustrações de uma arraia, uma tartaruga marinha, um peixe e uma água-viva

A cartilha foi elaborada com base no Parque Marinho Pedra da Risca do Meio, localizado a cerca de uma hora de barco de Fortaleza. A área, reconhecida como importante para o turismo de mergulho e para a pesca artesanal, é uma das poucas protegidas do litoral do Nordeste.

Com ilustrações de Nathália Garcia de Sousa, Turma da Risca apresenta sete mascotes como personagens que contam suas vidas e os problemas no recife em que vivem. São eles: BU (água-viva), Jão (tubarão-lixa), Joca (polvo), Juba (peixe-anjo), Loca (lagosta), Mabel (arraia-manteiga) e Tuga (tartaruga).

A autoria da publicação é da bióloga e pesquisadora do LABOMAR Tatiane Martins Garcia; do professor de Ciências Giordano Vasconcelos Capibaribe; e do coordenador do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente Marcelo Soares, também docente do LABOMAR.

DÉCADA DO OCEANO – Declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável ou Década do Oceano, o período de 2021 a 2030 integrará ações com o objetivo de alertar a população global sobre a importância dos oceanos através da mobilização de atores públicos, privados e da sociedade civil organizada.

Nesse contexto, a SEMA vai implementar a Década do Oceano no Ceará, fazendo convergir as ações realizadas pelos órgãos estaduais e parceiros, com foco na instituição de políticas e projetos, de modo a alcançar os resultados propostos pela ONU.

Seguindo a premissa da Década do Oceano no Ceará de desenvolver ações com base na educação ambiental, a cartilha Turma da Risca pode ser baixada gratuitamente no site da SEMA.

Com informações do LABOMAR e da SEMA.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) – fone: 85 3366 7005