Vagas em Itapajé: UFC divulga edital com normas para seleção pelo SISU 2º/2021; inscrições ocorrem de 3 a 6 de agosto

Interessados em concorrer a uma vaga no novo Campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé já podem consultar o Edital nº 17/2021 (versão em libras), divulgado na última sexta-feira (30), contendo as normas para o processo seletivo para ingresso no segundo semestre letivo. Assim como na primeira edição do SISU 2021, todo o procedimento de matrícula dos aprovados será realizado somente pela Internet nos dias 12 e 13 de agosto.

Imagem: Bloco didático do Campus de Itapajé

De modo excepcional, a UFC participará da edição de meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (SISU), exclusivamente para a oferta das vagas desse campus, que iniciará suas atividades em setembro. Serão disponibilizadas 90 vagas em três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados.

As demais vagas para o segundo semestre letivo em outros campi (Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) foram ofertadas no processo do SISU 1º/2021, que ocorreu no início do ano.

INSCRIÇÕES – De acordo com o cronograma informado pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições para participação no SISU serão efetuadas exclusivamente pela Internet, por meio do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br, entre os dias 3 e 6 de agosto. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga, por ordem de preferência, na mesma instituição ou em instituições diferentes. É necessário ter cadastro no portal gov.br, sistema que permite acesso a vários serviços digitais do Governo Federal.

Para participar do SISU 2º/2021, é preciso ter feito a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido nota de redação maior que zero. Na UFC, exige-se nota acima de zero nas demais provas também. Não podem concorrer os estudantes que fizeram o exame na condição de treineiro.

MATRÍCULAS NA UFC – O resultado da chamada regular será divulgado pelo MEC no dia 10 de agosto. A solicitação de matrícula e o envio dos documentos dos aprovados para a UFC na chamada regular deverão ser feitos exclusivamente pela Internet nos dias 12 e 13 de agosto.

Imagem: Área de convivência e fachada do teatro do Campus de Itapajé, que leva o nome Jardins de Anita (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Toda a documentação deverá ser enviada por meio do Sistema de Matrícula Virtual na forma de arquivos nato-digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. O link de acesso ao Sistema de Matrícula Virtual será disponibilizado no período das matrículas.

"Nossa orientação é que os candidatos que têm interesse em uma vaga na UFC não deixem para providenciar a documentação na última hora. As listas de documentos necessários já podem ser consultadas no site do SISU na UFC, então já é possível ir digitalizando, organizando", recomenda o coordenador do SISU na UFC, Prof. Rafael Bráz. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essa documentação será analisada por comissões específicas.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma comissão multiprofissional da UFC. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na chamada regular serão divulgados após a confirmação de matrícula.

Imagem: Sala de aula do Campus de Itapajé (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar na matrícula documento que comprove sua condição declarada, por exemplo o registro administrativo de nascimento de indígena (RANI) ou declaração de pertencimento indígena, disponível para download em nosso site.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da chamada regular ou decorrentes de desistências serão preenchidas pela chamada de lista de espera. De acordo com o cronograma do MEC, as manifestações de interesse em lista de espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso devem ser feitas de 10 a 16 de agosto. Procedimentos e normas para ocupação dessas eventuais vagas serão regulamentados em edital próprio da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a ser disponibilizado até o fim desse prazo.

A Coordenação do SISU na UFC lembra ainda aos candidatos a importância de verificar as informações constantes no termo de adesão da UFC no SISU 2º/2021, observar os procedimentos e prazos estabelecidos nos editais e manter-se atento às atualizações divulgadas nas páginas do ENEM, do SISU e do site oficial do SISU na UFC.

O quadro de vagas completo, a documentação para matrícula e os documentos específicos para cotas, bem como outras informações, devem ser consultadas pelos candidatos no site do SISU na UFC.