Prof. Anastácio Queiroz, da Faculdade de Medicina, recebe medalha da Ordem do Mérito Médico

Em solenidade realizada no Palácio do Planalto, nessa quinta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, o médico infectologista e professor do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará Anastácio Queiroz Souza recebeu a medalha da Ordem do Mérito Médico, na classe de comendador. A entrega da medalha – que homenageou também médicos de outros estados brasileiros – foi feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Imagem: Prof. Anastácio Queiroz (segundo da esquerda para a direita), ao lado do presidente Jair Bolsonaro; de Mayra Pinheiro,  secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde

A comenda, concedida pelo Governo Federal, tem o objetivo de "homenagear médicos nacionais e estrangeiros pelos notáveis serviços prestados ao País ou que tenham se distinguido no exercício da profissão, inclusive no campo da pesquisa, no magistério da medicina ou ainda que sejam autores de obras relevantes para os estudos médicos", como detalha informe da Secretaria-Geral da Presidência da República. O decreto concedendo a honraria ao Prof. Anastácio Queiroz e demais homenageados foi assinado em julho deste ano pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em entrevista por telefone na manhã desta sexta-feira (6), quando desembarcava em Fortaleza vindo de Brasília, o Prof. Anastácio Queiroz comentou como se sentiu feliz ao ouvir, na hora em que recebia a homenagem, a menção ao vínculo dele com a UFC. "Realmente, eu sendo professor da Universidade Federal do Ceará me orgulha por pertencer a essa instituição tão importante na minha vida e tão importante para tantas pessoas".

Conhecido e respeitado por sua competência técnica e científica como médico, professor, pesquisador e gestor, tanto quanto por seu humanismo, Prof. Anastácio Queiroz divide a homenagem com profissionais que, como ele, atuam no atendimento ao público das diversas camadas sociais. "Eu me sinto muito honrado. Eu sei que todo trabalho que nós fazemos depende muito das pessoas. Na realidade, isso é um reconhecimento não só a mim, mas a todos aqueles que agem como eu ajo, como eu faço, como eu trato as pessoas", disse.

Sobre este período de pandemia da covid-19, ele comenta que tratou de mais de 700 pessoas – de todas as classes sociais, sendo a maioria aquelas que dependem da rede pública de saúde – e publicou artigo científico sobre a doença. Para ele, a docência e o exercício da medicina são sempre situações de aprendizado. "A gente tem a oportunidade de cuidar das pessoas e o maior beneficiado em ajudar os outros somos nós mesmos. Esse é que é o grande aprendizado. Cada paciente é um aprendizado".

Instado a dirigir, como médico e professor, uma mensagem aos futuros profissionais da área, ele recomenda que "sejam bons médicos" e para isso, a orientação é "estudar muito e sempre tratar bem as pessoas. Só tem essas alternativas."

SOBRE O HOMENAGEADO – Anastácio Queiroz Souza nasceu em 1º de fevereiro de 1951, em Coreaú (CE). Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976), onde especializou-se em Clínica Médica (1978). Tem também especialização em Fellowship em Medicina Geográfica Tropical (1983) pela Universidade de Miami (EUA) e especialização em Fellowship em Doenças Infecciosas (1984) pela Universidade de Virgínia (EUA). Foi diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas de 1986 a 1994, quando se afastou da direção para assumir o cargo de secretário estadual da Saúde do Ceará, no qual permaneceu por duas gestões consecutivas. Possui uma vasta produção científica e recebeu vários prêmios e títulos, dentre os quais o de Pessoa de Notório Saber no Setor de Estudos de Infectologia, pela Universidade Estadual do Ceará, em 2000, sendo homenageado na Galeria dos Presidentes do CONASS – 20 anos.

Com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.