UFC conquista medalhas de prata e de bronze em competição internacional de matemática

A Universidade Federal do Ceará foi a única instituição de ensino superior do Nordeste do Brasil a ter representantes medalhistas nesta edição da International Mathematics Competition for University Students (IMC). Os estudantes Matheus Barros da Silveira, do bacharelado em Matemática, e Felipe Bezerra de Menezes, do Curso de Ciência da Computação, conquistaram, respectivamente, medalhas de prata e de bronze na competição.

Organizada pela University College London, a IMC ocorreu de 2 a 7 de agosto no formato on-line com a participação de 592 estudantes de 113 instituições de ensino superior de diversos países. Pela primeira vez, a UFC participou da competição com equipe própria, formada pelos dois estudantes sob liderança dos docentes Antonio Caminha Muniz Neto e Yuri Lima, do Departamento de Matemática, garantindo a 77ª colocação no ranking por equipe.

Imagem: estudantes da UFC na competição"Fiquei muito feliz quando vi o resultado porque eu mesmo já participei dessas competições e sei o quão difícil é obter algum resultado", celebra o Prof. Yuri Lima, que conquistou medalha de ouro nessa olimpíada em 2004.

O docente reforça a importância dessas competições para o ensino e para a descoberta de destaques na área. "A sociedade está valorizando mais as olimpíadas porque ela se convenceu de que elas são um excelente mecanismo de aprendizado e conseguem identificar mais precocemente pessoas que tenham predisposição para essas áreas e potencializar o desenvolvimento dessas pessoas", destaca, lembrando o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Matemática da UFC que realiza, desde 1981, a Olimpíada Cearense de Matemática.

Um desses destaques em olimpíadas é o estudante Felipe Bezerra de Menezes. Medalhista de bronze na IMC, Felipe revela que desde os nove anos de idade participa de competições, recebendo premiações em olimpíadas estaduais e nacionais de matemática e áreas afins. Para a olimpíada internacional universitária, dedicou-se de uma a três horas por dia a assuntos e questões geralmente abordados no exame.

"Quando as provas terminaram, já sabia que eu tinha boas chances de estar na faixa da menção honrosa, o que se confirmava à medida que as pontuações parciais saíam. E, no final, acabei pontuando completamente em uma das questões, o que garantiu minha medalha. Depois do resultado, só queria comemorar com minha família e minha equipe da UFC", conta.

A felicidade de Felipe é compartilhada com o colega de equipe da IMC, Matheus Barros da Silveira, que conquistou a medalha de prata na competição. O estudante do 5º semestre do bacharelado em Matemática na UFC já havia sido medalhista de prata na 22ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática Universitária (OIMU), realizada no ano passado.

Ele destaca os aspectos que o motivam a participar das olimpíadas. “Acho que dois motivos são os principais: o desafio com problemas além do nível visto em sala de aula e a questão social. Fiz muitos amigos que conheci participando das olimpíadas”, aponta, lembrando ainda que as competições o ajudaram na escolha do curso de graduação.

Além de Matheus Barros da Silveira e Felipe Bezerra de Menezes, outros 61 estudantes de instituições brasileiras participaram da competição. No total, o País conquistou sete medalhas de ouro, 22 de prata e 15 de bronze. Outros 12 participantes conquistaram menção honrosa e os demais receberam certificado de participação.

Fonte: Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.