Procurar no portal

Coordenadoria de extensão da UFC, Seara da Ciência divulga conhecimento de forma lúdica e interativa para a sociedade

Espaço de extensão e educação não formal da Universidade Federal do Ceará, a Seara da Ciência foi criada em 1999 como equipamento de divulgação científica. Atualmente é classificada no organograma da Universidade entre as coordenadorias da Pró-Reitoria de Extensão. Idealizada para servir à comunidade, a unidade segue com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência para estudantes, professores e sociedade em geral.

foto: fachada da Seara da Ciência

O objetivo da coordenadoria é transmitir conceitos de astronomia, biologia, física, matemática e química através de equipamentos interativos, teatro, livros, quadrinhos, vídeos, cursos básicos e de férias, feiras de ciências, exposições temáticas, exposições interativas, shows de ciências, artigos em revistas especializadas, entre outros projetos.

"A proposta inicial, que se mantém até hoje, é a de encantar as pessoas pela ciência. Não é verdade que as pessoas não gostem de ciência, é que elas, em muitos casos, simplesmente não conhecem ciência. Acreditamos que, por meio de nossas ações, podemos mostrar o quanto a ciência é lúdica, divertida, interessante, e como a humanidade evoluiu através dela", enfatiza o Prof. Ilde Guedes, coordenador da Seara da Ciência.

A principal atividade da Seara é difundir conhecimento por meio de visitas públicas ao local, que podem ser individuais ou de grupos agendados. Em tempos normais, são recebidas cerca de 30 mil pessoas por ano para visitar o salão de exposições interativas com 580 metros quadrados, onde estão expostos mais de 80 equipamentos interativos para manuseio do público, além de outros artigos exibidos em seu hall de entrada, pátio interno e corredores.

foto: alunos em visita à Seara da Ciência

A visitação é gratuita e, após a pandemia de covid-19, poderá ser agendada para grupos de até 100 pessoas, como ocorria anteriormente. Os grupos de visitantes são majoritariamente constituídos por alunos de escolas públicas e privadas do ensino básico. Também faz parte da visita a apresentação do show de ciência com experimentos que estimulam a participação do público.

Além do salão de exposições, o prédio de 3.500 metros quadrados, localizado na rua Dr. Abdenago Rocha Lima, na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, conta com o Observatório Astronômico Ferruccio Ginelli; Museu dos Telescópios; Museu do Audiovisual; estúdio de filmagem; teatro com capacidade para 200 espectadores; cinco salas de aula; três laboratórios didáticos para disciplinas de química, física e biologia; biblioteca com um acervo de mais de mil obras de divulgação científica, inclusive uma videoteca de forte temática de popularização da ciência.

Também fazem parte do escopo de serviços os Cursos Básicos de Física, Química, Matemática, Biologia e Astronomia, ofertados gratuitamente, desde 2008, para alunos de escolas públicas de Fortaleza, com 600 vagas por ano. Os cursos privilegiam as partes empíricas dessas disciplinas por meio de experimentos, jogos, aplicativos e outras atividades que despertem o interesse dos participantes. Além disso, a Seara orienta e prepara estudantes do ensino médio de escolas das redes pública e privada para olimpíadas nacionais e internacionais de astronomia.

Confira reportagem em vídeo sobre a Seara da Ciência:

COORDENADORIA DE EXTENSÃO – Devido à natureza essencialmente extensionista, com foco em difundir a ciência para a comunidade, em dezembro de 2020 o equipamento tornou-se uma coordenadoria da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC. A vinculação foi articulada devido ao empenho do reitor Cândido Albuquerque em realinhar os órgãos suplementares da UFC para adequar a estrutura organizacional da Universidade aos atuais interesses institucionais.

O coordenador da Seara da Ciência destaca que a vinculação à pró-reitoria é benéfica para o equipamento, que passa a ser diretamente ligado à pasta responsável pelas ações de extensão, inclusive as de divulgação científica. "Como a maioria dos projetos que desenvolvemos é de extensão, o lugar apropriado para estarmos seria, naturalmente, a PREX. Foi uma escolha que nos deixou muito contentes", explica. Ainda segundo o gestor, a expectativa é que, futuramente, sejam realizados projetos em parceria com as demais coordenadorias da PREX.

Foto: estudantes em visita à Seara da Ciência

"A Seara da Ciência, desde 1999, tem contribuído com a educação cearense e a divulgação científica como equipamento da UFC e vinculada à PREX. A Seara associa ensino, pesquisa e extensão de forma muito completa e especial, pois promove o espírito científico nas mais diversas áreas, como matemática, física, biologia e química, e dimensões (artística, cultural, histórica e educativa), promovendo a ciência de forma democrática e inclusiva para a comunidade cearense", declara a Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão da UFC.

HISTÓRICO – "A Seara da Ciência surge da obstinação do Prof. Marcus Vale (idealizador e primeiro diretor) em implementar um museu de ciências em nossa Universidade Federal do Ceará", explica Ilde Guedes. Em 29 de dezembro de 1999, o ex-reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra criou, através do Provimento nº 01/CONSUNI, a Seara da Ciência como órgão suplementar ligado diretamente ao Gabinete do Reitor.

Foto: Prof. Marcus Vale, idealizador e fundador da Seara da Ciência

O Prof. Marcus Vale, docente aposentado da UFC e fundador da Seara da Ciência, relata que a ideia de criação de um museu de ciências surgiu durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da qual era secretário regional em 1989, e que durante a década de 1990 "abraçou a ideia" e começou a "reivindicar aos reitores", junto ao seu grupo da SBPC, um museu de ciências para a UFC. Ao mesmo tempo, o professor visitava espaços desse tipo pelo Brasil e pesquisava sobre o tema.

Em seu segundo mandato, o Prof. Roberto Cláudio convenceu-se da importância do assunto. Em dezembro de 1999, o CONSUNI aprovou a criação da Seara da Ciência e eu fui nomeado seu primeiro diretor. A Seara foi aberta ao público no ano 2000, e eu passei 18 anos no cargo até a minha aposentadoria.

Inicialmente, o equipamento foi criado como um museu de ciências, em que os visitantes tinham à disposição um espaço, localizado no Campus do Benfica (Rua Paulino Nogueira, 315, Benfica), com apenas algumas dezenas de equipamentos interativos e outras exposições. No entanto, a partir de 2012, a Seara da Ciência passou a funcionar na rua Dr. Abdenago Rocha Lima, na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Conheça mais ações desenvolvidas pela Seara da Ciência:

Feiras de Ciência – Realizadas desde 2010, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), para alunos do ensino básico de escolas públicas do Ceará. São concedidas bolsas de Iniciação Científica Júnior, com recursos do CNPq, aos primeiros colocados de cada edição. Durante o evento acontecem shows de ciência, palestras e apresentações do Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência;

Grupo de teatro científico – A história do Grupo de Teatro da Seara da Ciência começou com a peça Bioquímica em cena. Atualmente, algumas das criações teatrais da Seara estão disponíveis para uso por grupos interessados em divulgação científica, sem fins lucrativos. O grupo é regularmente convidado para eventos, instituições de ensino, encontros, congressos etc. Hoje, após mais de 15 anos de atividades, o grupo conta com cinco bolsistas regulares da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT Arte).

foto: teatro da Seara da Ciência

Sob coordenação do Prof. Pedro Magalhães, o grupo tem produzido vídeos de peças direcionadas ao público surdo. A ideia do projeto é não utilizar a janela de libras, mas encenar a peça com atores capazes de se comunicar nessa língua. A produção é realizada com a contribuição de professores e alunos da Escola Estadual Joaquim Nogueira, que possui curso técnico de libras.

Seara teatral – O Festival de Teatro Científico da Seara da Ciência visa estimular a comunicação entre a ciência e a arte em escolas de ensino fundamental e médio. Durante quatro anos, o festival contou com a participação de escolas de Fortaleza e de vários outros municípios do Ceará. Os registros de fotos, textos de peças e informações sobre os grupos participantes durante as edições do festival foram compilados em quatro livros.

Exposição interativa – A mostra Caatinga Um Novo Olhar – entre nesse clima está hospedada na Seara da Ciência desde 2018, em parceria com a Associação Caatinga. Por meio de um circuito interativo, os visitantes conhecem a biodiversidade do bioma e suas adaptações, o efeito das mudanças climáticas e formas sustentáveis de convivência, ampliando seus olhares acerca desse bioma exclusivamente brasileiro.

Observação de eventos celestes – Desde 2018, o Observatório Astronômico Ferruccio Ginelli, que é certificado com o selo de qualidade da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), realiza o projeto O Céu da Seara, de observação de eventos celestes voltado para o público em geral. A divulgação dos eventos é feita no site e redes sociais da Seara da Ciência.

Animações em vídeo – Devido à pandemia de covid-19 e às regras de distanciamento social, a Seara passou a produzir animações em vídeo que são disponibilizadas no canal da Seara no YouTube.

Site da Seara – A Seara da Ciência lançou sua página na Internet (www.seara.ufc.br) em 2004, inicialmente com o objetivo de informar sobre suas atividades e agendar visitações. No entanto, no início de 2005, passou a incluir também várias sessões de divulgação científica voltadas principalmente para estudantes e professores de nível médio das áreas de ciências.

Fonte: Prof. Ilde Guedes,  coordenador da Seara da Ciência da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300