Procurar no portal

Saúde mental é tema da maratona de filmes Mental Flix; inscrições estão abertas

A Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LPSM), do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, realiza, ao longo do mês de setembro, uma programação especial sobre saúde mental: a maratona de filmes Mental Flix, que promoverá debates sobre a temática através de filmes.

Imagem: A Mental Flix tem como objetivo discutir temas da psiquiatria de forma lúdica e acontece em alusão ao Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio (Imagem: Divulgação)

Serão quatro encontros, por meio do aplicativo Google Meet, sempre às 19h, nos quais os participantes poderão debater o filme proposto e interagir com um convidado que irá comentar cada sessão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário eletrônico. A programação é aberta a estudantes, profissionais de saúde e demais interessados.

Confira a programação:

Dia 9 de setembro – Tema: Prevenção do suicídio, com debate sobre o filme Elena. A convidada será a psiquiatra, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e mestranda em Saúde Coletiva (UECE), Carla Brandão.

Dia 16 de setembro – Tema: Transtornos de humor – depressão maior, com debate sobre o filme As horas. O convidado será o psiquiatra, doutor em Ciências Médicas e professor da Faculdade de Medicina da UNICHRISTUS, Thiago Holanda.

Dia 23 de setembro – Tema: Transtornos de abuso de substâncias, com debate sobre o filme 28 dias, com o psiquiatra, especialista em dependência química (UNIFESP) e em Terapia Cognitivo-Comportamental (UNICHRISTUS) e professor da Faculdade de Medicina da UNICHRISTUS, Raul Nepomuceno.

Dia 29 de setembro – Tema: Transtornos de ansiedade, com debate sobre o filme Copycat, a vida imita a morte, com o psiquiatra, especialista em Terapia Cognitivo- Comportamental (PUC-RS) e em Direito e Perícia Forense (Faculdade Darcy Ribeiro) e, ainda, preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio e do Hospital Mental de Messejana, Igor Emanuel.

Mais informações podem ser obtidas no perfil da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental no Instagram (@lpsmufc).

SAIBA MAIS – A Mental Flix tem como objetivo discutir temas da psiquiatria de forma lúdica e acontece em alusão ao Setembro Amarelo. Campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo teve início em 2014 em referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que ocorre todo 10 de setembro.

Conteúdo extra: Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o Mental Flix

Fonte: Prof. Paulo Rodrigues, coordenador da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300