Agência UFC: Pesquisa com instituição francesa propõe solução que acelera execução de tarefas em carros do futuro

A indústria automobilística é uma das mais potentes e modernas do mundo. Hoje, veículos de ponta já são lançados com capacidade computacional para processar diversas aplicações, como as que permitem o funcionamento autônomo do carro ou as que oferecem realidade virtual e aumentada.

Essa avançada tecnologia, porém, encontra um obstáculo: os automóveis ainda não conseguem processar todas as demandas em um tempo razoável, o que pode comprometer a utilidade das aplicações e, inclusive, causar sérios acidentes. Diante desse problema, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará desenvolveram uma solução que acelera em até 70,3% a execução dessas tarefas, e o resultado foi publicado em um dos principais periódicos científicos do mundo na área.

O estudo é tema da reportagem desta semana da Agência UFC. Ele apresenta mecanismos para minimizar o tempo de processamento de aplicações veiculares e reduzir a sobrecarga computacional nos veículos, através de um método que se mostrou mais eficiente que o conjunto de soluções já oferecidas por outros pesquisadores da área de engenharia automotiva no mundo. Com isso, a proposta pode vir a ser de interesse de montadoras e fabricantes de equipamentos veiculares na etapa de instalação de softwares nos automóveis.

Imagem: uma mão clicando no painel de um carro e aparecendo diversas aplicações por realidade aumentada

A pesquisa foi desenvolvida pelo Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT-UFC), em parceria com o Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA), na França. Para alcançar os resultados, os pesquisadores elaboraram um método que distribui o processamento de dados de um carro para outros veículos próximos a ele (utilizando as redes WAVE) ou para servidores de borda mais potentes, que ficam acoplados às antenas 5G.

O trabalho está descrito em artigo publicado no Vehicular Communications, periódico classificado como Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e considerado um dos cinco mais relevantes do mundo na área de engenharia automotiva.

A reportagem completa explicando como funciona o método produzido pelos pesquisadores está disponível no site da Agência UFC, o principal canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Alisson Barbosa de Souza, do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.