Projeto Inspira Ação, de apoio a quem deseja parar de fumar, retoma atividades presenciais

O projeto Inspira Ação, que atua no apoio às pessoas que desejam parar de fumar, retomou neste mês suas atividades presenciais através de atendimentos individuais. Projeto de extensão universitária desenvolvido no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), durante a pandemia de covid-19 seguiu ativo através de um grupo terapêutico on-line, que aconteceu nos últimos três meses e se encerra no dia 24. A iniciativa é pioneira para serviços do gênero, assim como no contexto acadêmico no Ceará.

A se manter a progressiva melhora dos índices relacionados à pandemia, o próximo ciclo de atividades do Inspira Ação incluirá atividades com pequenos grupos, seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus instituídas pelo Hospital Universitário.

Imagem: Atendimento online no projetoUm dos atendidos foi o jornalista Liandro Brito Souza, 35 anos, o qual entrou no projeto há cerca de dois meses, através da indicação de amigos que viram informações sobre o Inspira Ação nas mídias sociais. Hoje ele comemora os bons frutos da decisão. "As sessões on-line me fizeram mudar bastante. Estou há cerca de 20 dias sem fumar. O apoio recebido dos profissionais de saúde e dos demais participantes do projeto fazem a gente se sentir acolhido, cuidado", afirma. Liandro aproveita para dar um recado àqueles que desejam largar o vício. "Participem do Inspira Ação! É uma iniciativa pública, que fornece apoio profissional qualificado e medicamentos para um tratamento de sucesso", conclama.

ADAPTAÇÕES – No Hospital Universitário Walter Cantídio, para superar as dificuldades de acesso e manter o programa de tratamento do tabagismo em funcionamento durante a pandemia, houve migração de 100% dos atendimentos para o modelo de telessaúde, incluindo teleconsultas e realização de grupo terapêutico por meio de videoconferência. O grupo iniciou as sessões on-line no dia 15 de junho deste ano. Antes das medidas sanitárias relacionadas à covid-19, eram incluídos cerca de 100 novos pacientes ao ano com o desejo de parar de fumar. As atividades se davam no contexto de uma programação trimestral.

Os interessados passavam por triagem com membro da equipe multiprofissional, consulta médica e sessões fundamentadas na terapia cognitiva-comportamental em grupo. Além disso, materiais educativos padronizados do Ministério da Saúde eram disponibilizados aos participantes ao longo do tratamento. Durante a pandemia, a maioria dos serviços de cessação tabágica (processo de interrupção do tabagismo) teve de parar ou restringir atendimentos durante a restrição das atividades presenciais.

Fazem parte da equipe do Inspira Ação o Prof. Paulo Rodrigues, coordenador do projeto e docente do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC); os enfermeiros Cynthia Lima Sampaio, José Nilton Nogueira e Lúcia Maria Sampaio, e a psicóloga Hilzanir Barbosa. Integram também o ambulatório residentes do HUWC e estudantes de graduação, pois "almeja-se que esses futuros trabalhadores da saúde colaborem ativamente para o tratamento do tabagismo e outras políticas de controle do tabaco", acrescenta o Prof. Paulo Rodrigues.

Os pacientes chegam ao projeto encaminhados por outros ambulatórios do Complexo Hospitalar, que, além do HUWC, conta também com a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Mais informações pelo telefone (85) 3366 8149.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.