Agência UFC: Estudo da Faculdade de Medicina em parceria com universidade dos EUA avalia papel de enzima no tratamento de câncer gástrico

Além de ser um dos tipos mais frequentes no mundo, o câncer gástrico, também chamado câncer de estômago, é ainda um dos mais perigosos por ser normalmente diagnosticado em estágios avançados, em fase metastática (quando se espalha para outros órgãos). O Instituto Nacional do Câncer estima, apenas para o ano de 2022, 13.360 casos novos da doença em homens e 7.870 em mulheres.

Imagem: foto de uma braços de uma pessoa com luvas azuis manuseando material em um laboratório

Dada a gravidade, esforços de pesquisa na área da saúde para abrandar o problema passam pela descoberta de formas para combater o câncer de modo precoce e direcionado, identificando sua presença em estágios iniciais por meio de biomarcadores no organismo, que podem funcionar ainda como alvos de terapia. É esse o foco de estudo desenvolvido na Universidade Federal do Ceará.

Em artigo publicado no Journal of Cellular Biochemistry, com autoria principal do doutorando em Farmacologia Felipe Mesquita, a equipe de pesquisadores da UFC, em parceria com a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), avaliou o potencial da quinase Aurora A (AURKA) para cumprir a função de biomarcador e servir como alvo de fármacos, de modo a controlar o avanço do câncer.

Na prática, isso significa que, a partir da identificação e do estudo aprofundado do biomarcador AURKA, enzima que cumpre funções importantes no organismo relacionadas ao avanço do câncer, seria possível o desenvolvimento de novos medicamentos focados justamente nela.

Veja os detalhes da pesquisa na matéria da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Raquel Montenegro, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.