Summer School com foco em Direito da União Europeia tem início nesta terça-feira (24); programação vai até o dia 26

A Universidade Federal do Ceará deu início na manhã desta terça-feira (24) ao Jean Monnet European Law Summer School, evento inédito voltado à formação e pesquisa em Direito da União Europeia (UE). Com três dias de programação, o Summer School traz palestrantes internacionais para apresentar temas de relevância para o mundo com base em estudos sobre a Europa.

O evento é uma realização do Módulo Jean Monnet da UFC, iniciativa de ensino e pesquisa vinculada ao Programa Erasmus +, que enfoca temáticas sobre a UE. A UFC é a primeira instituição nordestina a conseguir esse tipo de financiamento da Comissão Europeia. O módulo é coordenado pela Profª Tarin Mont'Alverne, da Faculdade de Direito.

Profª Tarin Mont'Alverne em chamada de vídeo

A realização tem ainda apoio do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), que implementa as ações do Módulo Jean Monnet no âmbito da UFC, em parceria com docentes e pesquisadores de instituições do Brasil e do exterior.

A mesa de abertura do Summer School contou com a presença da Profª Tarin; do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez; e da professora da Universidade de Paris Julia Motte-Baumvol.

Em sua fala, a Profª Tarin lembrou a relevância do evento para a formação de recursos humanos de excelência internacional com foco na solução dos desafios contemporâneos enfrentados pela UE.

"É um momento importante para nós da UFC que conquistamos no ano passado o Módulo Jean Monnet, que não é fácil de conseguir", ressaltou. "É um projeto que tem por objetivo analisar especialmente questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Fico feliz de dividir esse momento com pesquisadores de todo o Brasil."

Profª Julia Motte-Baumvol em chamada de vídeo

Para a Profª Julia Motte-Baumvol, da Universidade de Paris e já parceira da UFC, o Summer School constata o papel da UFC como instituição de referência no estudo do Direito. "Hoje é um dia especial, porque esse projeto de fazer com que a UFC e o Programa de Pós-Graduação em Direito virassem uma referência no Brasil foi amplamente obtido, e isso é um momento de felicidade", afirmou a professora em sua fala durante a abertura.

COOPERAÇÃO – Por sua vez, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, focou no aspecto de cooperação entre as instituições internacionais, incluindo as universidades, para o fomento de soluções e de sociedades saudáveis do ponto de vista social. Para ele, além do desenvolvimento de inovações tecnológicas, é preciso a busca por relações sociais fraternas.

Prof. Cândido Albuquerque em chamada de vídeo

"As universidades são convocadas ao diálogo, ao debate e à reflexão, para encontrar caminhos não só na área de sustentabilidade mas também dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais fraterna", enfatizou.

"Temos um papel extremamente importante nessa nova visão de mundo. Muito se fala sobre novas tecnologias, mas não podemos esquecer das relações sociais nas sociedades. Nada adianta produzir grandes tecnologias, mas não ter também uma construção de fundamentos para uma sociedade mais solidária, fraterna e compreensiva", disse o reitor.

Por fim, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, destacou a oportunidade de discussão sobre temas de grande importância que o Summer School traz, podendo servir ainda como ferramenta para o aprofundamento das relações internacionais entre Brasil e UE.

Ignacio Ybañez em chamada de vídeo

"Serão debatidos aqui temas importantíssimos, como mudança climática na União Europeia, eleições na Europa, democracia, entre outros. Trata-se, sem dúvida, de uma grande oportunidade para aprofundar o conhecimento, enriquecer nossa discussão e contribuir para o debate sobre a União Europeia e sobre sua relação com o Brasil", apontou.

Ybañez falou ainda sobre como a cooperação internacional tem sido essencial para a busca de soluções para problemas globais, como, por exemplo, a pandemia de covid-19. "Nenhum pais pode enfrentar a pandemia sozinho, de forma que o multilateralismo e a solidariedade global se fazem essenciais", afirmou.

PALESTRAS – A abertura foi seguida de conferência com a Profª Anne-Thida Norodom, da Universidade de Paris, sobre "O regulamento geral europeu de dados pessoais", abordando o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), documento que rege questões de privacidade e proteção de dados no continente europeu.

Profª Anne-Thida Norodom em chamada de vídeo

Ainda pela manhã, o evento teve como parte da programação palestra sobre "Soberania digital na União Europeia", com a doutoranda da Universidade de Paris Esther Noël. A programação completa do Summer School pode ser vista no perfil do GEDAI no Instagram (@gedaiufc).

Fonte: Profª Tarin Mont'Alverne, da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.