EU 2021 terá pandemia, inteligência artificial e mudanças climáticas nas palestras principais

A pandemia de covid-19 jogou luz sobre o poder da ciência e sua capacidade de gerar soluções para grandes desafios. Por isso, os Encontros Universitários 2021, da Universidade Federal do Ceará, serão realizados, de 1º a 3 de dezembro, com o objetivo de celebrar essa forma de conhecimento. Parte da programação das palestras principais está definida; elas serão realizadas em cada dia de evento, em formato virtual, sobre os mais relevantes temas da atualidade.

Leia mais: Encontros Universitários 2021 lança editais e recebe inscrições de trabalhos até 7 de setembro

"Pandemia de covid-19: situação atual" é o assunto central da palestra de abertura, no dia 1º de dezembro, às 10h, tendo como convidado o Prof. Eurico de Arruda Neto, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Imagem: Prof. Eurico de Arruda Neto (FMRP-USP) fará a palestra de abertura do evento, sobre a situação atual da pandemia (Foto: Léo Ramos Chaves/FAPESP)

O Prof. Eurico coordena o Laboratório de Pesquisa em Patogênese Viral, no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP. Entre as linhas de pesquisa na qual ele atua, estão justamente os estudos sobre patogênese e persistência de vírus respiratórios humanos, como o SARS-CoV-2. A circulação de variantes do novo coronavírus, a situação da pandemia no Brasil e os próximos desafios nessa área serão abordados pelo convidado.

"Retomada econômica do Ceará e do Brasil frente à pandemia: desafios e oportunidades'' é o tema de outra palestra confirmada, no dia 3 de dezembro, também às 10h. O convidado é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, empresário do ramo industrial há 27 anos e parceiro da UFC em projetos de desenvolvimento e inovação. A FIEC criou um grupo de trabalho formado por economistas e industriais a fim de elaborar um plano de desenvolvimento para o pós-pandemia.

Para finalizar os EU 2021, na tarde do dia 3 de dezembro, a partir das 14h, a palestra de encerramento debaterá outro assunto urgente: "As mudanças climáticas e o impacto ambiental". Quem conduzirá a discussão é Edmo Dias Campos, professor emérito do Instituto Oceanográfico da USP, pesquisador membro da American University of Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e membro da Academia Brasileira de Ciências.

O foco de sua pesquisa está nas relações entre os oceanos e as mudanças climáticas, pois, segundo ele, "sem conhecimento preciso sobre o mar, não há como saber mais sobre o clima".

Ainda está prevista, no dia 2 de dezembro, uma palestra sobre "Como a inteligência artificial está no nosso dia a dia? Os avanços da IA". O palestrante convidado e outros detalhes da atividade serão divulgados em breve.

HOMENAGEM À CIÊNCIA – Os EU 2021 estão sendo organizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), tendo à frente a coordenadora de Pesquisa da pasta, Profª Geanne Matos. Conforme ela explica, a ideia de celebrar a ciência surgiu da necessidade de enaltecê-la e de divulgar sua importância crucial, principalmente nos dias de hoje. "Ciência e sociedade se encontram na Universidade" é o tema desta edição dos EU.

Imagem: A identidade visual dos EU 2021 fala sobre uma universidade que anda de mãos dadas com a sociedade por meio da ciência

"Infelizmente, a ciência passou a ser desacreditada por alguns setores. Então, o foco é puxar essa discussão, celebrar a ciência e os cientistas, falar da importância da divulgação científica. Divulgar a ciência é uma das estratégias para valorizá-la. Por isso, queremos fazer isso nos próximos Encontros Universitários", afirmou a Profª Geanne.

A identidade visual dos EU 2021 também busca dialogar com esse objetivo. Criada pelo setor de design da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), ela celebra o encontro dos diversos atores da Universidade que produzem ciência. "Os elementos gráficos multicoloridos reforçam essa diversidade, e as ilustrações que compõem a identidade falam sobre uma universidade que anda de mãos dadas com a sociedade por meio da ciência", explicou o designer da UFC Informa Samuel Furtado.

Acesso rápido:
Editais dos EU 2021
Submissão de trabalhos dos campi de Fortaleza
Submissão de trabalhos do Campus de Quixadá
Submissão de trabalhos do Campus de Russas
Submissão de trabalhos do Campus de Crateús
Submissão de trabalhos do Campus de Sobral

Fonte: Comissão organizadora dos EU 2021, vinculada à PRPPG – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.