Campus de Itapajé será inaugurado na sexta-feira (27), em cerimônia que terá ministro da Educação; UFC fortalece presença no interior do Estado

Mais um momento marcante na história da expansão e da interiorização da educação superior no Ceará. Será inaugurado, nesta sexta-feira (27), o campus da Universidade Federal do Ceará no município de Itapajé, na região norte do Estado. A solenidade terá início às 11h e contará com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do reitor Cândido Albuquerque e de outras autoridades públicas e políticas. A nova unidade, chamada Jardins de Anita, se soma aos campi de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús (além dos campi de Fortaleza) e reforça a presença estratégica da UFC no interior cearense.

Após a solenidade, a comitiva da UFC ‒ formada oficialmente pelo reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e superintendentes ‒ fará uma visita às instalações do campus juntamente com as autoridades presentes. À tarde, o ministro Milton Ribeiro segue para Fortaleza, onde visita o prédio da Reitoria, no bairro Benfica.

Estrutura do Campus de Itapajé

INÍCIO ‒ As atividades acadêmicas do campus serão iniciadas em setembro, com três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados. Cada curso poderá ter 30 alunos, totalizando até 90 estudantes, selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

As aulas e as atividades administrativas serão presenciais e seguirão todos os protocolos de segurança exigidos ou recomendados pelo poder público e pelas autoridades sanitárias, no contexto da pandemia de covid-19.

Cinco professores já aprovados em concurso público serão empossados até o início das aulas. Eles vão se somar a três servidores técnico-administrativos (dois já empossados e um a ser empossado nos próximos dias). Posteriormente, a ideia é que o campus receba mais cinco professores e outros quatro servidores técnico-administrativos.

Conteúdo extra: Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a inauguração do campus

INFRAESTRUTURA ‒ Toda a estrutura acadêmica e administrativa já está pronta para entrar em funcionamento, instalada em dois blocos que incluem salas de aula, laboratórios, setores administrativos (totalizando 24 salas), além de área de convivência.

Uma das vias de acesso ao campus está passando por pavimentação. A obra é uma parceria da Câmara Municipal de Itapajé e da Prefeitura do município, no âmbito das articulações para viabilizar o início das atividades acadêmicas.

Estrutura do Campus de Itapajé

Futuramente também entrará em funcionamento o teatro, que é um dos destaques do campus e será o primeiro equipamento da UFC voltado ao desenvolvimento de ações artístico-culturais no interior do Estado. O espaço tem 286 lugares na plateia e um palco com 10 metros de largura. Além disso, possui camarins, bilheteria, salas de ensaio, área administrativa, um anfiteatro na parte externa e espaços para restaurante e biblioteca. A UFC planeja estruturar o equipamento cultural também para a realização de projeções de cinema, transformando-o em um cineteatro.

EXPECTATIVAS ‒ "As contribuições de um campus dessa natureza são imensas. A UFC mais uma vez imprime sua marca no intuito da interiorização do ensino, ou seja, na tentativa de proporcionar aos alunos do interior acesso ao nível superior de qualidade, que propicia todo o processo de desenvolvimento econômico e social dessas regiões", pontua o Prof. Márcio Veras Corrêa, presidente da Comissão de Implantação do campus. Segundo ele, a inauguração está mobilizando todo o município e gerando grande expectativa entre os itapajeenses.

Dizendo-se "extremamente apaixonado por educação", Corrêa frisa que está bastante sensibilizado e motivado com o início das atividades na nova unidade, ressaltando o empenho de toda a administração superior da UFC e de todos que, de alguma forma, contribuíram para transformar o projeto em realidade.

SOBRE O MUNICÍPIO ‒ Itapajé fica a 130 quilômetros de Fortaleza; faz parte da microrregião de Uruburetama, no norte do Estado, e tem população estimada de aproximadamente 53 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área que receberá a unidade da UFC no município foi doada à Universidade, em janeiro de 2014, pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011. O nome do campus, Jardins de Anita, é uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, também já falecida.

Fonte: Prof. Márcio Veras Corrêa, presidente da Comissão de Implantação do Campus de Itapajé – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.