Projeto de estudantes do Curso de Design está entre os selecionados do 4º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin

O projeto Livro de Barro de Moita Redonda, desenvolvido por estudantes do Curso de Design da Universidade Federal do Ceará, está entre os 10 selecionados do 4º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. No concurso, são premiadas ideias que destaquem a relação do design com outras áreas, apresentando soluções inovadoras para questões contemporâneas.

O prêmio é destinado a estudantes universitários e profissionais recém-formados de qualquer área. A intenção é premiar propostas inovadoras que contemplem o tema-desafio da edição, apresentando soluções de design para questões dos cenários social, político, urbano e habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.

Imagem: foto de um livro de madeira com desenhos em papel

Ao todo, mais de 200 trabalhos foram enviados de diversas áreas do País. Destes, 10 foram selecionados e receberão R$ 6.000,00 para execução dos protótipos, que farão parte de exposição no Instituto Tomie Ohtake. Além disso, três deles ainda serão premiados com cursos livres de Design em instituições internacionais.

O Livro de Barro de Moita Redonda, projeto selecionado da UFC, foi produzido pelos integrantes do VARAL - Laboratório de Design Social, como parte das investigações da pesquisa "Identidade, territorialidade e dispositivos estratégicos no Design Social". Trata-se de uma continuidade aprimorada do livro Em Moita Redonda Tem, desenvolvido anteriormente como projeto integrado das disciplinas Projeto 2, que trata das relações entre design e artesanato, e Elementos de Programação Visual, ambas do segundo semestre do Curso de Design.

Moita Redonda, tema principal da obra, é uma comunidade de artesãos do barro localizada no município de Cascavel, no Ceará. Predominantemente feminina, a comunidade transmite os conhecimentos de manuseio de barro de geração para geração.

No livro Em Moita Redonda Tem são apresentadas ilustrações de crianças da Escola Pública Municipal de Moita Redonda, produzidas durante uma oficina interativa realizada pelos estudantes de Design com o objetivo de resgatar a tradição local. "Os desenhos, feitos de barro, representam o cotidiano e a identificação da essência da comunidade em que as crianças vivem", relata Lucas Borges, estudante do Curso de Design da UFC.

O Livro de Barro de Moita Redonda, por sua vez, retrata a mesma essência gráfica da obra anterior ao utilizar as ilustrações e narrativas da história local feitas pelas crianças. No entanto, foi acrescido de um dispositivo lúdico pedagógico, o que para os membros do VARAL "instiga curiosidade sobre os aspectos da tradição da comunidade".

"Além de refletir graficamente a experiência de diálogo com a população, o livro abre a possibilidade de realizar ações e investigações ainda mais potentes, que abrangem conceitos teóricos e influenciam futuras atuações", explica a orientadora do projeto, Profª Anna Lúcia Vieira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD).

Imagem: foto de mãos de crianças desenhando em um papel em branco

São autores da obra os estudantes Lucas Mota Borges; Rebeca Melo Frederico; Jade de Castro Bernardo; Luciana do Vale Cavalcante e Gabriely Melquíades Bezerra, do Curso de Design da UFC, sob orientação dos professores Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva; Guilherme Philippe Garcia Ferreira e Camila Bezerra Furtado Barros, do DAUD.

RETORNO – Após o desenvolvimento do protótipo do produto (livro físico) e finalização da parte editorial, a equipe retornará à comunidade para distribuir os exemplares. "Ao ser materializado, o livro será entregue para cada criança que participou da oficina e outra parte será destinada à biblioteca da Escola Pública Municipal de Moita Redonda, de modo que turmas futuras tenham também acesso ao material. O dispositivo lúdico, por ser um elemento de natureza pedagógica, será produzido em menor quantidade para que seja entregue aos professores da escola", informa Lucas Borges.

"O Livro de Barro serve tanto de retorno à comunidade ao expandir a solução de um problema identitário como de ressignificação do entendimento de processos de design, evidenciando que não só é possível como necessário que seja gerado afeto por meio do design, o que só acontece quando agentes diversos participam juntos em prol da transformação", acrescenta o estudante.

VARAL – O laboratório atua com ensino, pesquisa e extensão, pautado na multidisciplinaridade, utilizando ferramentas, práticas e processos de design para a solução de problemas e criação de sentidos, de forma participativa, com a comunidade envolvida nas suas ações.

Fonte: Profª Anna Lúcia Vieira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.