Restaurante Universitário é reaberto nos campi do Benfica e do Pici; por enquanto, atendimento é exclusivo para estudantes residentes

As unidades do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Ceará nos campi do Benfica e do Pici, em Fortaleza, foram reabertas nesta quarta-feira (25) para atendimento presencial. Por enquanto, a oferta de refeições nos locais será exclusiva para estudantes que moram nas Residências Universitárias da UFC.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), responsável pela gestão do RU, informa que a reabertura parcial seguirá as recomendações sanitárias relativas à pandemia de covid-19, incluindo distanciamento social, controle de entrada, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.

Imagem: Estudantes em fila colocando a comida no prato, em uma unidade do Restaurante Universitário (Foto: Viktor Braga/UFC)

Com a reabertura, está suspensa a modalidade de entrega de refeições em embalagens (conhecidas como quentinhas) para alunos residentes, medida adotada devido à pandemia como forma de manter o fornecimento de alimentação aos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As refeições serão fornecidas nos refeitórios nos seguintes horários:

Café da manhã: das 6h30min às 8h;
Almoço: das 11h30min às 12h30min;
Jantar: das 17h30min às 18h30min.

ÔNIBUS INTRACAMPUS ‒ Para facilitar o acesso dos estudantes residentes ao refeitório do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o ônibus intracampus teve seus horários ajustados. A ideia é que, na maior parte de cada período, haja um veículo saindo da entrada do campus a cada 15 minutos, aproximadamente, nos seguintes horários:

Manhã: 6h15min, 6h40min, 7 horas, 7h15min, 7h30min, 7h45min e 8 horas.
Última saída do RU será às 8h10min;

Manhã/tarde: 11h15min, 11h30min, 12 horas, 12h15min.
Última saída do RU às 12h45min;

Tarde/noite: 17h15min, 17h30min, 17h45min, 18 horas, 18h15min, 18h30min.
Última saída do RU será às 19 horas.

A mudança na modalidade de atendimento do RU ocorre após alguns estudantes residentes relatarem, nas últimas semanas, problemas na qualidade dos alimentos fornecidos. A PRAE esclarece que desde o ano passado algumas providências já vêm sendo tomadas para ampliar o controle de qualidade. Em novembro de 2020, o setor criou um grupo de Whatsapp com os alunos diretores das residências universitárias, um representante da Divisão de Gestão de Moradia (DIGEM) da PRAE e a equipe de nutrição da pró-reitoria. O objetivo foi estabelecer um canal em que todos os relatos pudessem ser registrados.

ANÁLISE SENSORIAL ‒ Em paralelo, a pró-reitoria passou a realizar, a partir de fevereiro de 2021, a análise sensorial das refeições encaminhadas diariamente aos residentes, por meio da qual nutricionistas da PRAE avaliam os aspectos de sabor, odor, aparência e consistência das preparações. Cabe salientar que a entrega das refeições é supervisionada, ainda, por um funcionário do Restaurante Universitário, responsável por também registrar as eventuais ocorrências.

A PRAE ressalta ainda que a avaliação sensorial tem verificado bons resultados: as refeições fornecidas têm apresentado aspectos satisfatórios dos critérios analisados, apresentando-se saborosas, com odor agradável e característico, salvo raras exceções, como ausência de sal ou algum outro tempero, mas sem nenhum comprometimento da segurança sanitária. Além do acompanhamento da prestação do serviço, a equipe de nutrição está atenta às preferências alimentares dos estudantes. Recentemente, em julho, foi realizado levantamento no qual os alunos tiveram a oportunidade de escolher pratos para compor o cardápio oferecido.

A IMPORTÂNCIA DO RU ‒ O Restaurante Universitário da UFC, sob a coordenação da PRAE, é uma unidade destinada a oferecer refeições de qualidade a estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da Instituição, além de constituir um espaço de integração da comunidade universitária. Trata-se de importante ferramenta da assistência estudantil, pois possibilita a democratização das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Tal constatação é evidenciada pela demanda total de 2,7 milhões de refeições registrada em 2019, composta predominantemente (95%) por estudantes.

SATISFAÇÃO ‒ Outro ponto essencial a se considerar é o nível de satisfação dos usuários, expresso pelo Indicador de Satisfação do Cliente, de 93%, considerando as respostas boas e ótimas, ratificando o alto padrão de qualidade observado nos Restaurantes Universitários da UFC (dados apresentados no Relatório Gerencial da PRAE de 2019).

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.