XXIII Mostra do Curso de Teatro – Travessias da Cena começa na segunda-feira (6); programa é gratuito e remoto

Uma semana de vasta programação cultural gratuita e remota vem aí. A XXIII Mostra do Curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará – Travessias da Cena começa na próxima segunda-feira (6) e prossegue até o dia 13 de setembro. Com o tema central "Fabulações cênicas em rede", a mostra oferece ao público 37 experimentos teatrais que recriam realidades do contexto de ensino remoto, além de rodas de conversa e debates sobre processos de criação.

O público poderá acessar a programação pelo canal do Curso de Teatro-Licenciatura no YouTube e pelo canal Ecos do Teatro no Spotify. Estarão disponíveis videoensaios, podcasts, cenas curtas e espetáculos, criados por estudantes de diferentes semestres a partir dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas que envolvem a prática artística. A unidade na diversidade de propostas tem como centro os desafios enfrentados tanto em relação ao ensino quanto à produção teatral durante a pandemia de covid-19.

Imagem: As playlists  da programação serão gradativamente postadas nos respectivos canais do Curso durante os dias do evento (Imagem: Divulgação)

Na live de abertura da mostra, programada para o dia 6, às 17h, os artistas e pesquisadores Iarlei Rangel, do Grupo Esparramaaa, e Clarice Cardell, da companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta, são os convidados da roda de conversa "Teatro para as infâncias", a ser mediada pela professora e diretora Renata Kely. Será emitido certificado para os participantes. A coordenadora do curso e da mostra, Profª Tharyn Stazak, esclarece que não é preciso se inscrever, apenas haverá registro em uma lista de presença na ocasião.

A programação segue, ao longo dos dias, com a exibição de experimentos produzidos como resultado final das seguintes disciplinas: Práticas de Encenação, orientada pelo Prof. Francis Wilker; Laboratórios de Direção, sob orientação dos docentes Carolina Vieira e Francis Wilker; Introdução à Direção, tendo como orientadora a Profª Carolina Vieira; O Ator e a Câmera, com orientação da Profª Juliana Carvalho; além de atividade de Montagem, orientada e dirigida pela Profª Renata Kely.

Além desses experimentos teatrais, no dia 12, às 14h, será realizada uma roda de conversa sobre o percurso criativo vivenciado na atividade de Montagem. A mostra será encerrada com um sarau, organizado pelo Prof. Gil Brandão e seus alunos, no dia 13, às 20h.

Para a Profª Tharyn Stazak, a edição 2021, "além de apresentar os resultados das ações artístico-pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas a partir da exibição pública dos trabalhos, traz mais uma oportunidade a alguns estudantes, integrantes das turmas e atuais voluntários no projeto de extensão do curso [Cena e Sociedade], de se envolverem também na organização e na produção executiva da mostra, contribuindo para a amplitude de sua formação artístico-profissional no percurso ofertado pelo curso".

A programação detalhada já está disponível e a coordenação da mostra esclarece que "as playlists serão gradativamente postadas nos respectivos canais durante os dias do evento, de modo que o público possa acompanhar e se engajar na dinâmica proposta – o material ficará disponível até o fim do evento e alguns dos conteúdos integrarão o acervo dos canais do curso, podendo ser acessados pelos interessados a qualquer tempo".

Saiba mais no site do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC.

Fonte: Profª Tharyn Stazak, coordenadora do Curso de Teatro-Licenciatura e da comissão organizadora da mostra – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.